O rumor sobre o fim do Zé Gotinha surgiu porque a partir desta segunda-feira (4), as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), as famosas gotinhas, serão substituídas por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.
A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde em julho de 2023, e despertou o surto de uma geração que adora o mascote. Mas calma, que isso não significa o fim do nosso ícone. Relembre abaixo os memes do Zé Gotinha mais famosos e saiba mais sobre símbolo.
1- Zé Gotinha “medicado”
Não há informações sobre onde esse meme surgiu, mas vira e mexe encontramos ele por aí na internet. O mascote aparece com um semblante sonolento, como se estivesse medicado, e arranca boas risadas dos internautas.
2- Zé Gotão: o mascote bombado
O maromba da imunização surgiu em 2022 na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, durante uma campanha de vacinação. O “Zé Gotão”, como ficou conhecido, viralizou em todo o Brasil.
Na época, o telejornal “RN1” da afiliada da TV Globo revelou que quem estava por traz da fantasia era o agente de saúde e educador físico, Ednaldo Santos.
3- “Deu a louca no Zé Gotinha”
Vídeos do mascote dançando não faltam na internet. Os registros normalmente são feitos durante campanhas de vacinação e mostram o entrosamento do ícone com o público e a equipe de saúde. Viva o SUS!
4- “Zé Gotinha Ku Klux Klan”
A intenção era boa mas a fantasia do Zé Gotinha de uma campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo no município de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, em 2018, virou piada nas redes sociais porque, segundo os internautas, mais lembrava um integrante da Ku Klux Klan (defensores extremistas da supremacia branca).
Por causa dos memes, a prefeitura da cidade sul-mato-grossense na época retirou a foto do site, o que não adiantou muito porque ela já estava sendo muito divulgada e comentada na internet. Claro que o Zé Gotinha não compactua com esses ideais, mas a situação arrancou boas risadas internautas.
Zé Gotinha: símbolo nacional da saúde
Criado em 1986 pelo escultor, pintor, desenhista, professor e programador visual Darlan Rosa, o Zé Gotinha foi criado com a missão de se comunicar diretamente com as crianças, além de convidar os pais e responsáveis a levar os pequenos para se vacinar contra a poliomielite.
A VOP ficou amplamente conhecida graças às campanhas de vacinação e ao personagem histórico Zé Gotinha, marca-símbolo da campanha contra a poliomielite e famoso entre o público infantil.
Conforme divulgado pelo Governo Federal, mesmo com a mudança para a vacina injetável, o ícone, que é um sucesso entre todas as idades, permanecerá desenvolvendo seu papel no Programa Nacional de Imunizações, além de ganhar um papel ainda mais relevante, o de símbolo nacional da saúde.
O Zé Gotinha representa saúde, segurança, credibilidade e ainda é amado por todos. O mascote se tornou ainda um aliado no processo de educação e combate à desinformação.
No início deste ano, o ícone venceu o prêmio oferecido às melhores figuras do universo digital na categoria Brand Persona, do iBest.
Fonte: primeirapagina