A data é escolhida para homenagear as pessoas que já faleceram, o ritual mais comum é ir ao cemitério e levar flores aos túmulos dos entes queridos. Neste sábado (2), os cemitérios de Cuiabá, no Porto e Coxipó, estarão em funcionamento das 6h até às 18h.
O comércio não tem previsão de funcionamento no feriado nacional, nas ruas quanto nos shoppings.
Cultura católica
Para os cristão católicos, o dia é muito importante. As missas acontecem em várias igrejas proporcionando um momento de reflexão e honra.
Veja onde serão realizadas as celebrações em Cuiabá e Várzea Grande:
- Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá:
Missa às 6h30
Solenidade de Todos os Santos às 18h30. - Cemitério Bom Jesus:
Missa às 8h e 16h - Matriz Nossa Senhora do Carmo – Várzea Grande:
missa está marcada às 6h30 e às 18h30
Como é celebrado em outros países
No México, a homenagem ao dia dos mortos acontece no dia 31 a 2 de novembro. De forma mais despojada, a festividade é acontece com comidas e danças típicas. Nas ruas, as pessoas saem fantasiadas e é costume montar altares dentro de casa, com alimentos e bebidas dos entes falecidos.
Na Espanha é comemorado no dia 1° de novembro, conhecido como o Dia de Todos os Santos. O feriado nacional é a oportunidade para as pessoas voltarem a cidade natal e visitar os cemitérios e respectivos túmulos dos entes queridos. Semelhante com a tradição do México, os espanhóis usam roupas coloridas e rola até uma sobremesa especial chamada “Hueso de Santos (Osso dos Santos)”.
O Japão celebra em 15 de agosto com o festival Obon (fusão da antiga crença japonesa em espíritos ancestrais e menção honrosa de seus antepassados), a comemoração inclui danças tradicionais que variam de acordo com a região, refeições especiais e visita a casa que os antepassados viveram.
Fonte: primeirapagina