Sophia @princesinhamt
Política

Déficit de armazenagem e seguro agrícola: os desafios do agro em Mato Grosso, segundo Mauro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governador Mauro Mendes alertou sobre os desafios do agronegócio brasileiro durante sua ção no painel “Agricultura e Meio Ambiente”, no Lide Brazil Conference, em Londres, nesta terça-feira (29).

Mauro Mendes reconheceu que Mato Grosso, apesar de ser um gigante no agronegócio, ainda tem gargalos para poder alcançar todo seu potencial. “Mato Grosso lidera o agronegócio brasileiro, com o maior PIB agrícola e o maior valor bruto da produção. Nos últimos anos, investimos fortemente em infraestrutura, mas ainda enfrentamos desafios como a falta de armazéns para grãos e a ausência de um seguro agrícola robusto. Precisamos de um esforço conjunto para superar esses obstáculos”, afirmou.

O governador ressaltou a do agronegócio para a economia brasileira, e chamou a atenção para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“Se tivermos um problema mais sério no clima do nosso ís, e isso afetar de maneira mais substancial o agronegócio brasileiro, pode trazer graves consequências à economia do país. Todos conhecemos a importância que ele tem no saldo da comercial, nas importações, nas exportações do nosso país, e isso poderia ser traumático para a estabilidade da nossa moeda e da própria economia brasileira”, apontou.

Mauro Mendes também enfatizou os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura rodoviária, citando a BR-163 como um exemplo de sucesso.

“Hoje temos a maior obra de infraestrutura do país, a duplicação da BR-163. Essa importante rodovia, antes sob concessão federal e sem investimentos, agora está sendo revitalizada com recursos do governo estadual. Em uma iniciativa inédita, assumimos a concessão e estamos investindo pesado para melhorar o escoamento de grãos, a expansão da produção agrícola e o desenvolvimento do estado”, completou.

Durante sua palestra, o governador destacou a construção da primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso. O modal, viabilizado pelo Governo do Estado e que está sendo construído pela empresa Rumo, é a primeira ferrovia estadual do país. A obra, que já está em andamento, terá 743 km de extensão e interligará os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e, em outro trecho, Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Também participaram do painel o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; a co-presidente do International Resource Panel da ONU e conselheira emérita do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), Izabella Teixeira; o embaixador da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues; e a diretora Global de Relações Corporativas da Suzano, Mariana Lisboa.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.