Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Submarino da Segunda Guerra é encontrado: Confira as fotos incríveis!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No final de 1943, o submarino britânico HMS Trooper estava patrulhando o Mar Egeu com 64 homens a bordo. Com pouco menos de dois anos em atividade, a embarcação já havia afundado um navio-tanque, um mercante, um veleiro e um submarino, todos italianos, além de ter danificado dois outros navios inimigos.

A última missão do HMS Trooper foi uma secreta: eles levaram três agentes secretos e um tesouro de suprimentos até a Ilha de Evia, na costa oeste da Grécia. Depois disso, foi enviado para patrulhar um grupo de ilhas chamado Dodecaneso, que agora fazem parte da Grécia, mas estavam ocupadas pela Itália na época. 

Imagem do Submarino na 2ª Guerra Mundial.
O HMS Trooper, que foi construído na Escócia em 1942 e desapareceu em 1943. (Museu Submarino da Marinha Real Gosport/Reprodução)

O submarino deveria ter retornado em 17 de outubro, no Líbano, mas nunca mais foi visto. Três dias depois, sem ter respostas e nenhuma comunicação, a Marinha Real Britânica considerou-o definitivamente perdido. Seu desaparecimento foi um mistério da Segunda Guerra Mundial durante as últimas oito décadas – até agora.

Foto da escotilha de carregamento de torpedos no convés dianteiro.
(Κostas Thoctarides/Planet Blue/YouTube)

O submarino foi encontrado no Mar Icário, próximo a uma ilha grega, por uma equipe comercial de caçadores de naufrágios, liderada pelo mergulhador Κostas Thoctarides. Segundo ele, os destroços estão a 250 metros de profundidade e foram encontrados a partir do uso de sonar, e depois foram explorados por meio de “drones aquáticos”. 

O submarino está quebrado em três partes: a proa, a meia-nau e a popa. Para os pesquisadores, esses danos sugerem que a embarcação sofreu um “afundamento muito violento”, provavelmente causado por uma mina submarina alemã, como afirma Thoctarides em um comunicado. Essa teoria é ainda apoiada por registros históricos, que indicam que um lança-minas alemão havia colocado 287 minas na mesma área pouco antes da chegada do Trooper.

Ao longo das últimas décadas, catorze expedições já haviam sido realizadas para procurar pelo submarino, mas em outra região. Isso porque em um livro de memórias, um militar britânico descreveu um encontro com um submarino – que ele acreditava que fosse o Trooper – em outubro de 1943. Esse encontro teria acontecido perto das ilhas de Leros, Kalymnos e Kos, e era lá que as buscas se concentravam.

Foto do compartimento de acomodação da tripulação.
(Κostas Thoctarides/Planet Blue/YouTube)

Já a equipe de Thoctarides começou por outro caminho: eles pesquisaram a localização de campos minados alemães no mar Egeu, e perceberam que os alemães haviam colocado cinco campos minados ao norte de Donoussa apenas alguns dias antes de o Trooper ser enviado para patrulhar a região. Foi lá que encontraram o submarino perdido, depois de catorze expedições frustradas.

“A proa e a popa estão bem próximas uma da outra. Já a torre de comando do submarino se separou e está localizada um pouco mais longe.”, disse Thoctarides, em entrevista à Dive Magazine. “A cena é bem sinistra”, acrescenta.

Foto do lado inferior direito da torre de comando do submarino.
(Κostas Thoctarides/Planet Blue/YouTube)

Thoctarides reforçou, no comunicado, que não realizou nenhuma intervenção ou perturbação na embarcação, pois ela é um “túmulo de guerra”. “Estou ciente há muitos anos do esforço extenuante da equipe de pesquisa grega para localizar o naufrágio do submarino e agora estou muito satisfeito e animado com o fato de seus esforços terem sido recompensados.”, comentou, no mesmo comunicado, o capitão da Marinha Real Britânica Richard Wraith, cujo pai era o capitão do HMS Trooper. “Espero que qualquer familiar daqueles que se perderam com meu pai possa usar a localização definitiva do Trooper como um ponto focal para ajudar a enterrar as memórias de seus entes queridos.”

Veja abaixo o vídeo produzido pela expedição de Thoctarides:

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo