Membros do programa Líder de Fronteira de MT realizam visita técnica na região Sul do país
Grupo com 13 profissionais que atuam como lideranças participou de uma Missão Técnica até a divisa com a Argentina
22/10/2024 às 08:58
Um grupo com 13 profissionais que atuam como lideranças e fazem parte do programa Líder de Fronteira, na região sudoeste de Mato Grosso, participou de uma Missão Técnica para conhecer a região de fronteira na região Sul do país até a divisa com a Argentina. Durante as visitas, os participantes puderam aprofundar a visões estratégicas por meio de insights, inspirações e reflexões sobre as oportunidades de adoção de um modelo alinhado às diretrizes ESG.
A missão partiu de Barracão, no Paraná, passou por Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e seguiu até a fronteira com a Argentina, na cidade de Bernardo Irigoyen. O grupo finalizou a jornada em Foz do Iguaçu (PR), passando por um total de 21 municípios, sendo 18 brasileiros e três argentinos, nas regiões de fronteira.

A ação promovida pelo Sebrae Mato Grosso teve o objetivo conhecer o Programa Líder de Fronteira na região Sul do país, reconhecida por ser pioneira na implementação do programa em todo o Brasil.
Na programação, o grupo visitou a Associação de Empresários e Comércio de Fronteira, o Espaço do Empreendedor, em Bernardo de Irigoyen (Argentina) que atua com o apoio do Sebrae/PR, além de visitas ao Porto Seco, prefeituras, câmaras municipais e lojas de Duty Free nas regiões.

“A missão ainda incluiu reuniões com empresários argentinos e brasileiros, além de um encontro com lideranças do “Programa La Frontera”, que atuam há dez anos no projeto, promovendo o desenvolvimento regional fronteiriço. Nestas oportunidades, os participantes puderam falar sobre a experiência com o projeto, desafios para promover o desenvolvimento e negócios nas regiões de fronteiras, sobretudo principalmente os resultados e inúmeros oportunidades geradas a partir da parceria com o Sebrae”, destaca Cynthia Justino, gestora estadual do programa Líder de Fronteira, do Sebrae/MT.
Na comitiva estavam o Consul da Bolívia, Davi Peres, o presidente da Associação Comercial de Pontes e Lacerda, Eridson Vieira e mais sete participantes do Programa Líderes de Fronteira de Mato Grosso, representando os municípios de Comodoro, Vila Bela, Cáceres e outros municípios da região. Além de três colaboradores do Sebrae/MT: Sandro Rossi, que é gerente de Desenvolvimento Territorial e as analistas técnicas Cynthia Justino e Cirlene Barbosa.
Fonte: Sebrae