Os Estados Unidos anunciaram mudanças no Exchange Visitor visa (J-1): o documento é emitidos para não imigrantes que foram aprovados para participar de programas de visitantes de intercâmbio no país, como estudantes universitários, professores, pesquisadores, médicos, trainees, estagiários, au pairs e outras pessoas que conseguiram empregos temporários de verão.
Não confundir com o Student Visa (F), destinado aos estudantes que pretendem cursar de forma integral uma escola ou universidade norte-americana. Saiba mais sobre os diferentes tipos de visto no site oficial da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
A principal mudança no visto J-1 está relacionada à duração: a validade máxima do documento, que antes era de 12 meses, passou a ser de 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a validade do visto continuará sendo definida com base na data final da atividade a ser realizada nos Estados Unidos, conforme indicado no formulário DS-2019.
Além disso, foi estabelecida uma nova taxa de US$ 102, que será cobrada apenas caso o visto J-1 seja aprovado. O pagamento deverá ser feito logo após a entrevista, na embaixada ou no consulado. A taxa de solicitação de US$ 185 continua existindo e deve ser paga por todos que aplicam para o visto.
As mudanças também valem para os solicitantes do J-2, que é o visto para os cônjuges e dependentes do visto J-1.
Visto J-1 é utilizado por quem faz o intercâmbio de trabalho na Disney; conheça o programa
Veja o passo a passo para tirar o visto americano de turismo
Fonte: viagemeturismo