Sophia @princesinhamt
Política

Governo impõe sigilo sobre lista de passageiros do voo de Lula com parada rápida.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governo federal impôs sigilo sobre a lista de passageiros de um voo presidencial que ao voltar do Chile, em . As razões para essa decisão não foram esclarecidas pelas autoridades.

Em viagens de longa duração — o que não era o caso do voo ao Chile —, a aeronave presidencial costuma fazer paradas operacionais de cerca de uma hora, mas nunca de poucos minutos.

A parada ocorreu na volta de uma viagem oficial ao Chile para a qual Lula embarcou em 4 de agosto e retornou três dias depois. A primeira-dama Janja da Silva não foi ao Chile e estava em São Paulo. A suspeita de interlocutores do governo, segundo a Folha de S.Paulo, é que a aeronave tenha parado na capital paulista para dar carona à primeira-dama.

janja
O presidente Lula e a primeira-dama Janja, durante no Palácio do Planalto | Foto: Marcelo Camargo/ | Foto:

+

De acordo com a Folha, o pedido de à lista feito por meio da Lei de Acesso à Informação foi negado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) com a justificativa de que a informação se enquadra no primeiro nível de sigilo da legislação, grau reservado, que prevê a disponibilização da resposta ao final do mandato.

Responsável pela logística das viagens presidenciais, o GSI fundamenta a justificativa com base no artigo 25 do Decreto 7.724/12, que trata do sigilo a “dados e conhecimentos que podem pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

O Planalto não deu informações sobre o sigilo nem sobre o motivo da parada em São Paulo.

Lula viajou ao Chile com uma comitiva de 14 ministros, além de assessores. A visita de Estado teve uma reunião bilateral fechada com o presidente chileno, Gabriel Boric, além de outros compromissos oficiais.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.