Nas eleições municipais de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu eleger prefeitos em apenas 217 das 3.123 cidades que apoiaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno de 2022.
Isso representa uma vitória em apenas 7% dos municípios “lulistas”. Além disso, coloca o partido na sétima posição entre os que mais elegeram prefeitos nessas áreas.
Embora o desempenho do PT seja modesto, o resultado mostra uma recuperação, em relação a 2020, quando conquistou apenas 182 prefeituras. Partidos da base governista, como PSD, MDB, PP, União Brasil e Republicanos, tiveram destaque. As siglas lideraram o número de prefeituras em cidades que apoiaram Lula.
O Partido Liberal () teve um crescimento expressivo, especialmente nas 2.445 cidades onde o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu em 2022.
A legenda conquistou 377 dessas prefeituras e superou o desempenho de 2020 em todo o Brasil. Partidos de centro foram os maiores vencedores, com um desempenho ligeiramente melhor em cidades pró-Bolsonaro, mas também significativos em áreas pró-Lula.
O Partido Progressistas (PP), por sua vez, controla 15,6% das prefeituras em cidades onde há mais apoio a Bolsonaro e 12% em municípios “lulistas”. A legenda manteve quase o mesmo número de prefeituras nos dois casos.
O Republicanos teve mais sucesso em cidades que apoiaram Lula. O partido conquistou 267 prefeituras, contra 169 em áreas pró-Bolsonaro.
Das 248 prefeituras do PT, 217 estão em cidades que, tradicionalmente, apoiaram Lula. No lado oposto, 377 das 512 prefeituras do PL estão em municípios que se alinharam a Bolsonaro.
Fonte: revistaoeste