Sophia @princesinhamt
Mundo

Furacão Milton: O que causou sua rápida intensificação nos Estados Unidos?

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Milton está se deslocando em direção ao Estado norte-americano da Flórida. Nesta , 7, o fenômeno passou pela costa da Península de Yucatán, no México, onde provocou tempestades.

Em pouco mais de 12 horas, conforme o , Milton passou de um furacão categoria 1 (com ventos em torno de 150 km/h) para categoria 5 (com ventos de até 278 km/h e rajadas acima de 300 km/h).

Na madrugada de terça-feira, 8, o sistema perdeu força e passou para categoria 4, mas voltou à categoria 5 no fim do dia.

2024 word2
Trajetória Do Furacão Milton: Posições Passadas (Amarelo), Posição Atual (Vermelho) E Previsão Do Modelo Meteorológico (Azul) | Foto: Reprodução/Meteored

Segundo o Meteored, o fenômeno é muito forte e perigoso. A previsão mais recente é que Milton atinja o oeste da Flórida no início da madrugada desta quinta-feira, 10, com categoria 4.

A situação é ainda mais preocupante já que, há poucos dias, o Estado da Flórida sofreu os impactos de outro ciclone devastador, o Helene.

O furacão Milton já é um dos mais impressionantes da temporada de 2024 no Atlântico Norte.

Em termos de pressão mínima central, Milton caiu de 981 hectopascais (hPa) para 897 hPa. No de furacões, quanto menor a pressão, maior a intensidade do evento.

A Metered destaca que, em toda a história de furacões já registrada no Atlântico Norte, apenas seis deles atingiram pressão inferior aos 900 hPa nessa região do mundo. São eles:

  • Wilma (2005): 882 hPa
  • Gilbert (1988): 888 hPa
  • Furacão do “Labor Day” (1935): 892 hPa
  • Rita (2005): 895 hPa
  • Milton (2024): 897 hPa
  • Allen (1980): 899 hPa

Entenda o que causa a rápida intensificação de um furacão

O Serviço Meteorológico dos (NWS, na sigla em inglês) considera uma intensificação rápida quando os ventos sustentados por um sistema aumentam pelo menos 56 km/h em 24 horas.

O furacão Milton se intensificou quase três vezes essa velocidade — cerca de 153 km/h em apenas 24 horas.

Segundo o Meteored, a rápida intensificação de um furacão é extremamente difícil de prever, mas é possível ter uma indicação da ocorrência por dois fatores principais.

2024 word2
As Águas Quentes (30°C) Do Oceano, Abaixo Do Milton, Foram Um Dos Principais Combustíveis Para Intensificação Do Furacão | Foto: Reprodução/Meteored

O primeiro deles é a temperatura da superfície do mar: quanto mais quente estiver a água sobre a qual o furacão se desenvolve, mais energia o sistema terá para alimentar as tempestades e abaixar a pressão.

O segundo fator é o fraco cisalhamento vertical do vento, ou seja, uma mudança na direção ou velocidade do vento com a altura. Quando a mudança é grande, o furacão tende a se desorganizar, mas quando essa mudança é , o sistema ganha força.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.