Duas alpinistas alpinistas foram resgatadas do Himalaia, na Índia, depois de ficarem presas a quase 6.000 metros de altitude. Era a segunda tentativa de resgate!
Michelle Dvorak, de 31 anos, e Fay Manner, de 37, estavam desaparecidas desde a última quinta-feira. Seus equipamentos e alimentos caíram de um barranco enquanto elas caminhavam pela montanha Chaukhamba.
As amigas enviaram mensagem de emergência, mas a situação do clima era complicada e o resgate não foi capaz de encontrá-las. Temendo pela vida, Michelle e Fay iniciaram a descida a pé, até que encontraram uma equipe de alpinistas franceses. O grupo compartilhou a localização exata da dupla com a equipe de busca e, depois de vários dias, as mulheres estavam em segurança!
Frio, fome e sede
Subir o Himalia é difícil e pode ser traiçoeiro. Como o clima é muito frio e há neve por todo lado, um passo em falso pode significar uma grave armadilha.
Foi o que aconteceu com Michelle e Fay. Depois que a bolsa delas caiu do penhasco, tudo se tornou mais difícil ainda.
Sem os equipamentos para derreter a neve e beber água, elas passaram fome. A comida que elas tinham também foi junto com a bolsa.
Leia mais notícia boa
Helicóptero não as viu
As duas são experientes e sabiam que não podiam ficar paradas. Elas resolveram tentar a descida sem os equipamentos. Mas antes, com um pager, enviaram um alerta para a equipe de buscas.
O clima era o pior possível e se intensificava cada vez mais. Quando começou a nevar forte, as amigas se abrigam em uma saliência na espera pelos socorristas
Em um certo momento, o helicóptero sobrevoou o local, mas com as condições climáticas péssimas, não viu a dupla. Naquele momento, elas acreditaram que não seriam salvas.
Grupo ajudou
Tremendo e quase sem energia, a dupla seguiu descendo o máximo que conseguia. Elas estavam lutando pela vida bravamente!
Quando de repente, uma luz no fim do túnel apareceu. Era um grupo de franceses que estava fazendo o caminho oposto ao delas.
Michelle e Fay pediram ajuda e contaram a sua situação. Imediatamente o grupo ofereceu comida e água. Além disso, eles compartilharam exatamente a localização de onde estavam com o resgate.
Finalmente salvas
No X, a Força Aérea Indiana dia que conseguiu resgatar os alpinistas depois de “lutar dois dias contra o mau tempo”.
As duas foram salvas por um helicóptero e levadas em segurança para receberem atendimento médico.
Não foi informado o quadro de saúde das alpinistas, mas Fay disse que chorou de alívio ao entender que iria sobreviver.
Fonte: sonoticiaboa