O programa MT no Mundo enviou para a Inglaterra 100 alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes ficarão fora por 21 dias para participar de cursos em território inglês. Essa é a segunda edição do programa e o embarque dos contemplados contou com a presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
“Nós enviamos nossos filhos para intercâmbios e eles amaram, trouxeram uma bagagem enorme de experiência. Fazer o mesmo na Rede Estadual era um sonho do Mauro. Ele sonhou com esse projeto, ele pensava em como fazer isso e levar vocês, porque sei que muitos não têm condições”, contou Virginia Mendes, no sábado (05.10), data da viagem.
Ela agradeceu a oportunidade de ser embaixadora do programa e parabenizou o governador pela iniciativa.
“Tenho muito orgulho de ser embaixadora desse projeto incrível. Gratidão. Meu amor, parabéns por você estar realizando o sonho de tantas pessoas. Parabéns, secretário, pela sua dedicação e de sua equipe na Seduc. A todos vocês que estão indo: aproveitem muito, se divirtam e tragam muito aprendizado. Deus abençoe todos vocês”, desejou a embaixadora do projeto, Virginia Mendes.
O programa também abraçou a inclusão. Lavinea Real dos Santos, de 15 anos, moradora de Nobres, é deficiente visual e embarcou para o intercâmbio com todo suporte necessário.
“Vou ficar com saudades dos meus irmãos e da minha mamãe, mas será muito bom. Estou muito feliz com a oportunidade”, disse a aluna. Além de Lavinea, o aluno Welton Siqueira leite, e Fernanda Lima de Almeida, que são autistas, também foram selecionados para o programa de intercâmbio.
O governador Mauro Mendes destacou o orgulho do Governo do Estado em poder proporcionar esse projeto e outras oportunidades para a educação.
“É uma imensa alegria estar com vocês, junto com a nossa embaixadora. O nosso Estado está realizando a segunda edição do programa de intercâmbio MT no Mundo para filhos de escolas públicas. Um programa que antes era exclusivo para alunos de escolas particulares. Graças a Deus, o Governo está proporcionando isso a vocês, alunos escolhidos por mérito, porque se empenharam”, destacou o governador.
“Através do esforço e da nossa dedicação, transformamos nossas vidas. Eu estudei em Goiás, também em escola pública, fui criado em um pequeno sítio lá, e graças a Deus, a educação pública que tive em meu estado e aqui na UFMT me deu a oportunidade de estar aqui”, contou o governador.
O secretário Alan Porto falou do orgulho de ver o preparo dos alunos.
“Eles se prepararam, deram o melhor e o grande dia chegou. Conhecemos histórias de alunos que nunca andaram de avião ou sequer conheciam Cuiabá, e agora estão embarcando neste projeto grandioso. Gratidão ao governador e à primeira-dama, Virginia Mendes, por confiar esse sonho a nós”, agradeceu Alan Porto.
Na Inglaterra, os 100 estudantes farão uma imersão de 21 dias na Língua Inglesa, em um curso com 30 aulas semanais. Entre os selecionados, estão 50 estudantes que obtiveram as melhores médias na avaliação final de 2023 e outros 50 que se destacaram na Plataforma Mais Inglês, apresentando, no mínimo, quatro certificados do curso de inglês geral, composto por 16 níveis, oferecido aos alunos da Rede Estadual de Ensino.
Fonte: olivre.com.br