A Chiesa del Gesú é uma das igrejas mais importantes da Sicília, na Itália. Também conhecida como Casa Professa, o conjunto de construções da Companhia de Jesus está localizado no centro de Palermo.
Em 884, quando a ilha ainda vivia sua era árabe, os monges basilianos fundaram o convento e templo de San Filippo d’Argirò no local onde hoje está a igreja. Conforme os anos e reinados mudavam, a igreja também se transformava: partes eram destruídas, capelas eram agregadas e os santos padroeiros eram alterados.
Foi em 1549 que os jesuítas desembarcaram em Palermo e começaram a fazer as mudanças que começaram a configurar a estrutura da igreja atual. Muito foi demolido e refeito, sendo que as alterações mais recentes aconteceram depois de 1943, quando os bombardeios da Segunda Guerra Mundial atingiram a cúpula da Chiesa del Gesù.
+ A Civitatis tem oficina de pizza e gelato em Palermo
A planta da igreja é em formato de cruz latina, com três naves, um grande presbitério e uma série de capelas laterais características do período barroco. A fachada é austera e quase sem adornos, o que contrasta muito com o seu interior, de opulenta decoração.
Todas as paredes e colunas são revestidas com esculturas, incrustações policromadas, ornamentos de mármore, estuques e afrescos criados por uma série de artistas renomados, como Ignazio Marabitti, Vito D’Anna, Giacomo e Procopio Serpotta e Pietro Novelli. A arte ilustra cenas bíblicas e retrata, principalmente, Jesus e Maria. Veja alguns detalhes no vídeo abaixo:
View this post on Instagram
Serviço
Onde? Piazza Casa Professa, 21 – Palermo, Sicília.
Quando? As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.
Quanto? Para visitar as capelas e as naves, é preciso pagar € 2. Mas, por € 5, é possível fazer um passeio que passa, além das quatro capelas e da abside central, pela sacristia, pela cripta e por seis salas fechadas ao público geral.
Mais informações no site da Casa Professa.
Fonte: viagemeturismo