Sophia @princesinhamt
Notícias

Nova proposta de lei permite compensação do IPVA e altera regras para apreensão de veículos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que pode aliviar os encargos com veículos para os donos em Mato Grosso. A proposta do governo mexe em algumas leis que cobram por serviços, como mudança na placa e apreensão de veículos.

Por exemplo, o novo projeto invalida a cobrança para que o dono mude a placa de seu veículo de duas para três letras. A atualização é obrigatória desde janeiro de 2023, um dígito na sequência de números é substituído por uma letra. O modelo enquadra as placas ao sistema do Mercosul.

Também deve ser revogado o recolhimento para o pátio do Detran-MT (Departamento de Trânsito de Mato Grosso) de veículos, com quatro rodas ou mais, que tenham sido abordados por velocidade acima de 30 km/h.

Os donos de mais de um veículo também poderão fazer a portabilidade de um crédito de veículo para outro. A mudança será permitida para os casos de pagamento duplicado ou a mais do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O projeto de lei muda o artigo 16-A da lei nº 7.301 de 2000 sobre a compensação de pagamento tributário indevido. Pela nova proposta, se algum dono pagar valor a mais de veículo ou duplica-lo, o dinheiro em sobra poderá ser abatido sobre o IPVA de outro veículo.

O projeto de lei, autoria do governo, foi aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa. Ele deve voltar ao plenário para a aprovação em segunda votação.

Fonte: olivre.com.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.