Ari Miranda
Única News
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã deste domingo (29) um alerta potencial de tempestade para as próximas horas, em uma extensão territorial que abrange as regiões centrais de Mato Grosso, Goiás e o estado de Minas Gerais.
Segundo o alerta, divulgado as 9h, além da capital e municípios da baixada cuiabana, a previsão de tempestade abrange outros 59 municípios mato-grossenses, localizados nas porções norte, nordeste, leste e sul do estado, onde haverá possibilidade de queda de 20 a 30 milímetros de chuva por hora, com possibilidade de granizo e ventania intensa com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Devido aos fortes ventos, de acordo com o Inmet, há possibilidade de quedas de galhos de árvores e, consequentemente, a suspensão temporária do fornecimento de energia elétrica, além de probabilidade de estragos em plantações e alagamentos em áreas isoladas.
Conforme a previsão, entre a tarde deste domingo (29) e a desta segunda-feira (30) em Cuiabá, o céu deve ficar com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva, trovoadas isoladas e rajadas de vendo, com termômetros entre 26 ºC e 40 ºC.
A cidade de Barra do Garças (514 Km de Cuiabá), na região do Vale do Araguaia, também ésta entre os municípios onde a tempestade deve cair neste início de semana. Por lá, de acordo com a previsão, deve chover forte entre a tarde e noite deste domingo, com mínima de 24 ºC e máxima de 38 ºC.
Conhecida como “A Capital do Nortão”, Sinop, a 500 quilômetros da Capital, também figura entre as cidades da lista de alerta de tempestade do Inmet. Além da chuva que pode cair neste domingo, segundo o Instituto, o início do mês de outubro pode ser de boas chuvas na região, um dos celeiros do agronegócio no estado, com chances de pancadas de chuva na quarta (2) e sexta-feira (4) e termômetrosa oscilando na casa dos 25 ºC e 41 ºC.
Segundo o Instituto, a recomendação para a população durante o período de vigência do alerta evitar ficar em áreas abertas durante as tempestades ou até mesmo debaixo de árvores ou marquises de prédios. Além disso, condutores devem evitar estacionar veículos próximos a árvores, redes de alta tensão e placas de propaganda modelo outdoor.
CLIQUE AQUI e veja alista completa de cidades mato-grossenses com alerta de tempestade.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews