1º Concurso do Queijo de MT, premia os melhores produtos lácteos do Estado
A categoria ‘Inovação Regional’, foi nomeada Raquel Cattani, em homenagem à produtora rural. Ao todo, cerca de 60 produtores rurais do Estado foram premiados
29/09/2024 às 09:33 Atualização
29/09/2024 às 09:43
“Não é somente a minha vitória, essa vitória é de todo sistema que promoveu o evento”, disse Jackson Pacheco, emocionado ao receber dois troféus de Ouro, no ‘1° Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso’, que ocorreu durante o encerramento do ‘Festival Biomas e Sabores’. O evento realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) em parceria com o Governo do Estado, premiou cerca de 60 produtores rurais de todo estado. A premiação contou com participantes de diversas cidades mato-grossenses e jurados nacionais e internacionais.
A categoria ‘Inovação Regional’, foi nomeada Raquel Cattani, em homenagem à produtora rural, que faleceu em julho deste ano. A jovem empreendedora premiada nacionalmente é considerada um caso de sucesso pelo Sebrae/MT, e, familiares receberam a honraria.
“Nós sempre tiramos o leite da vaca e minha esposa sempre fez queijo e a Raquel desde criança sempre nos ajudou. E a gente sempre vendeu queijo na rua. Todos que estão aqui, que são produtores, sabem o que nós estamos falando. Eu fico muito feliz por homenagearam os produtores, em especial a minha filha”, falou emocionado, Gilberto Cattani, pai da homenageada, ao lado da esposa Sandra Maziero Cattani, mãe da jovem.
Cida Rogoves, produtora de São Jose do Rio Claro, ganhou Ouro na categoria Inovação Regional Raquel Cattani, com queijo Recheado com Pequi e se emocionou com o reconhecimento. “Estou muito feliz! Essa é a primeira vez que está acontecendo a premiação em Mato Grosso e isso é importante pra gente. E agora estou esperando a edição de 2025”.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destacou que a ação contou com diversos parceiros, para contemplar a diversidade gastronômica do estado por meio desta premiação.
“Este concurso foi pensado dentro do Festival Biomas e Sabores devido a relevância cultural, gastronômica e econômica do nosso Estado. Para isso se concretizar, contamos com o apoio de muitos apoiadores, que fizeram toda a diferença no processo e na realização desse sonho, que agora, se tornou uma realidade”, falou.
O presidente da Empaer, Suelme Evangelista, ressaltou que o Estado, em parceria com entidades como o Sebrae, busca facilitar o desenvolvimento dos pequenos produtores. “Os produtores precisam de apoio para ganhar seu próprio dinheiro dignamente e poder vender seus produtos de forma desburocratizada, com acesso a crédito diferenciado, por exemplo”.
A Superintendente do Sistema Fiemt, Fernanda Campos, comentou sobre a importância de se valorizar os produtores locais e que este evento promove o pequeno negócio. “Todos os queijos avaliados no Estado merecem ser valorizados, por ser produção da nossa região. É isso que gera emprego, renda ao Estado e o torna mais pujante”, ressaltou.
O coordenador do Senar-MT, Marcos Belizário, reforçou que o evento foi possível devido a parceria de cada um, principalmente dos produtores rurais qie estiveram presentes. “Eu quero parabenizar todos os produtores que conseguiram participar desse projeto e chegaram até aqui com seus produtos. Reforço que o compromisso firmado continua e tudo aquilo que for em favor do agro de Mato Grosso, estaremos presentes”.
Casos de Sucesso
Dois produtores rurais de Santo Antônio de Leverger, que foram os primeiros a serem contemplados com os títulos de registro Siapp (Serviço, de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte) do Estado, Jackson Pacheco e Ludymilla Caramori, conquistaram diversas premiações no concurso. Eles que contaram com o apoio do Sebrae/MT para obterem a certificação entregue pela Seaf-MT, agora receberam troféus de Ouro, Prata e Bronze em diversas categorias.
Jackson ganhou três Ouros nas categorias: Queijo de Massa Crua Fresco, Queijo Massa Semi-cozida Maturado e Queijo de Massa Crua Maturado, além de um Bronze na categoria de Massa Semi-cozida. “Não é somente a minha vitória, essa vitória é de todo sistema que promoveu o evento, porque é extremamente importante para o produtor. É uma vitória do grupo, do Governo, vitória dos órgãos, do Sebrae e dos produtores também”, disse.
Ludymilla Caramori, que já ganhou competições nacionais, agora comemorou emocionada ao subir no pódio do concurso mato-grossense, onde sua empresa foi ganhadora de quatro prêmios: dois Ouros nas categorias Requeijão em Barra (corte) e Doce de Leite Pastoso, além de um Prata na categoria Inovação Regional Raquel Cattani (com o Queijo Ipê Branco Mesclado) e o Bronze na categoria Doce de Leite Pastoso.
“Estou muito emocionada e feliz! É a concretização de um sonho, uma grande realização, receber o selo de inspeção, participar desse evento e sair consagrada com medalhas de ouro, prata e bronze em categorias diferentes. Foi maravilhoso e fico até sem palavras”, comemora.
Outro destaque da premiação, foi a Quinta da Cartucheira (de Nossa Senhora do Livramento), que já foi premiada em competições nacionais, e agora, ganhou dois Ouros no 1º Concurso de Queijo de Mato Grosso, nas categorias Queijo Massa Cozida Maturado e Mofo Azul (com gorgonzola cremoso).
“Vencer esta premiação em duas categorias aqui em Mato Grosso foi uma grata surpresa, uma honra. Esse concurso foi maravilhoso e surpreendente”, contou Larissa Barbosa ao lado do esposo Silas Vicente, ao receberem seus prêmios no palco.
O gerente Comercial da Laticínio Comajul em Cuiabá, Ulisses Melo, comemorou o empenho de suas produções. “Os nossos produtos são feitos com muita qualidade, respeito e responsabilidade, estamos muito felizes com o resultado”, falou ao receber Ouro na categoria Manteiga e Prata com a categoria Requeijão Cremoso.
“Olhando aqui a quantidade de troféus, posso ver que é a história de cada um, a jornada de cada um e quero acreditar que em cada uma delas o Sebrae também esteve junto e fez parte dela. Por isso, nessa noite de celebração, queremos agradecer profundamente a cada um que faz parte desse mundo empreendedor que está conosco nessa jornada de incentivo, fortalecimento e na busca de consolidação e desenvolvimento do nosso estado”, concluiu a diretora Lélia Brun, ao reconhecer a importância da cadeia produtiva do leite no Estado.
Parceria de sucesso
O evento co-realizado entre o Sebrae/MT e o Governo de Mato Grosso, conta com o patrocínio do Senar, Empreenda Mais Ind, Senac, Fiemt por meio do Senai, além do apoio de diversas instituições, entre elas o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMVMT), Sindicato das indústrias de latícios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Visa Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Veja a lista de todos os premiados:
Prêmio Inovação Regional Raquel Cattani – Produtos Certificados
Ouro
Doce de Leite DIET com Amêndoa da Bocaiúva – Família Fratari Laticínios (Nossa Senhora do Livramento)
Recheado com Pequi – Sítio do Queijo (São José do Rio Claro)
Prata
Queijo Trufado com Furrundú J3 – Laticínio Serrano (Nossa Senhora do Livramento)
Queijo Ipe Branco Mesclado – Ana Maria de Freitas (Nossa Senhora do Livramento)
Bronze
Doce de Leite em Barra com Coco de Babaçu – Doces Campo Alegre (Nossa Senhora do Livramento)
Doce de Leite com Furrundum – Prado Doces (Nossa Senhora do Livramento)
–
Manteiga – Produtos Certificados
Ouro
Manteiga de Leite – Laticínio Comajul (Jaciara)
Manteiga de Leite A2 A2 – Rancho das Pedras (Juína)
Prata
Manteiga – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Bronze
Manteiga de Primeira Qualidade com Sal – Laticínios Casterleite Ltda (Castanheira)
–
Manteiga de Garrafa – Produtos Certificados
Ouro
Manteiga de Garrafa – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Manteiga de Garrafa – Medalha Milagrosa (Cáceres)
–
Requeijão Cremoso – Produtos Certificados
Ouro
Requeijão – Coopnoroeste/Lacbom (Araputanga)
Prata
Requeijão Cremoso – Laticínio Comajul (Jaciara)
–
Requeijão em Barra (Corte) – Produtos Certificados
Ouro
Lamed-Beit (Coração) de Leverger – Laticínio Milagre da Vida (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Requeijão de Corte – Andreia Tahan Silva (Campo Novo do Parecis)
–
Doce de Leite Pastoso – Produtos Certificados
Ouro
Doce de Leite Marê – Laticínios Marê (Nova Mutum)
Doce de Leite Ipe Rosa – Ana Maria de Freitas (Nossa Senhora do Livramento)
Prata
Doce de Leite Donna Assunta – Donna Assunta (Rosário Oeste)
Doce de Leite Cremoso – Sandra Braz da Silva Trindade (Nobres)
Bronze
Doce de Leite Pastoso – Doces Dona Ana (Nossa Senhora do Livramento)
Doce de Leite Ruah – Laticínio Milagre da Vida (Santo Antônio do Leverger)
–
Doce de Leite Tradicional em Barra – Produtos Certificados
Ouro
Doce de Leite em Barra – Doces Campo Alegre (Nossa Senhora do Livramento)
Doce Nelvo – Sítio do Nelvo (Sorriso)
Prata
Doce de Leite de Corte – Doces Dona Ana (Nossa Senhora do Livramento)
Doce – Chacra 4 E (Cáceres)
–
Massa Filada até 30 dias – Produtos Certificados
Ouro
Nozinho Temperado Canaã – Queijaria Artesanal Canaã (Sorriso)
Nozinho Temperado do Recanto – Chácara Recanto dos Búfalos (Brasnorte)
Prata
Cabacinha – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Nozinho Temperado – Estância Santa Laura (Paranatinga)
Bronze
Mussarela – Coopnoroeste/Lacbom (Araputanga –
Cabacinha do Recanto – Chácara Recanto dos Búfalos (Brasnorte)
–
Queijo de Massa Crua – Fresco (até 9 dias) – Produtos Certificados
Ouro
Queijo Minas Frescal Artesanal Nelita A2 – Queijo Artesanal Nelita A2 (Rondonópolis)
Pantanal Si-Menino – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Minas Frescal – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Queijo Frescal Chácara 4 Irmãos – Chácara 4 Irmãos (Rosário Oeste)
Bronze
Queijo Minas Frescal – VM Leite (Cuiabá)
Queijo Frescal – Medalha Milagrosa (Cáceres)
–
Queijo de Massa Crua Maturados de 10 a 30 dias – Produtos Certificados
Ouro
Queijo Maturado Zinha – Queijaria Artesanal Canaã (Sorriso)
Pantanal – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Pantaneiro Paraíso – Fazenda Paraíso (Nossa Senhora do Livramento)
Bronze
Queijo Meia Cura Medalha Milagrosa – Medalha Milagrosa (Cáceres)
–
Queijo de Massa Crua Maturados acima de 31 dias – Produtos Certificados
Ouro
Vale do Steinen Ervas Finas – Vale do Steinen (Nova Ubiratã)
Prata
Queijo – Sítio São Roque (Ipiranga do Norte)
Queijo de Massa
–
Semi-Cozida Maturados até 30 dias – Produtos Certificados
Ouro
Queijo de Coalho Zulmira – Família Fratari Laticínios (Nossa Senhora do Livramento)
Queijo Colonial do Monte – Andreia Tahan Silva (Campo Novo do Parecis)
Prata
Queijo Prato – Ind e Com de Laticínios Rovigo Ltda (Curvelândia)
Queijo Arinos – Sítio do Queijo (São José do Rio Claro)
Bronze
Queijo Minas Padrão – Laticínios Casterleite Ltda (Castanheira)
Trem do Pantanal – Laboratório de Tecnologia de Leite e Derivados – UFMT (Cuiabá)
–
Queijo de Massa Semi-Cozida Maturados acima de 31 dias – Produtos Certificados
Ouro
Queijo Parmesão – Laticínios Casterleite Ltda (Castanheira)
Pantanal Ouro – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Queijo Pantaneiro J3 – Laticínio Serrano (Nossa Senhora do Livramento)
Dourado dos Mineiros-Cuiabanos – Sítio Santa Luzia (Nossa Senhora do Livramento)
Bronze
Flor do Pantanal – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
–
Queijo Massa Cozida Maturado acima de 31 dias – Produtos Certificados
Ouro
Ouro da Cartucheira – Quinta da Cartucheira (Nossa Senhora do Livramento)
–
Mofo Azul – Produtos Certificados
Ouro
Esmeralda da Cartucheira – Quinta da Cartucheira (Nossa Senhora do Livramento)
–
Cachorrada – Produtos Certificados
Ouro
Cachorrada – Doces Campo Alegre (Nossa Senhora do Livramento)
Queijadinha – Produtos Certificados
Ouro
Queijadinha – Estância Santa Laura (Paranatinga)
Fonte: Sebrae