Desde que assumiu a administração da capital, em 1º de janeiro de 2017, o município passou por transformações significativas em diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura. Parafraseando, Pinheiro afirmou que começará a divulgar, em suas redes sociais, tudo o que Cuiabá não tinha em 2017, mas agora tem em 2024.
Ao iniciar a entrevista, Pinheiro relembrou o estado em que encontrou a Saúde Pública no início de seu mandato. “Mesmo com todas as críticas, Cuiabá não tinha uma boa infraestrutura de saúde pública. A cidade tinha um açougue, não um hospital. Hoje, temos o maior hospital de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), entregue na nossa gestão e que se tornou referência no estado”, afirmou. Além disso, ele destacou a entrega de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Verdão e Jardim Leblon, algo que antes a cidade não possuía.
O prefeito também mencionou avanços significativos no atendimento odontológico e na atenção básica de saúde. “Quando cheguei, havia apenas 10 equipes de saúde bucal. Até o fim da gestão, teremos 88. Sem falar nas equipes de Saúde da Família, que contavam com apenas 72 unidades. Estamos ampliando para 198 até o final da gestão”, disse.
“Hoje, temos água tratada disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, em todos os lares de Cuiabá. No que diz respeito ao esgotamento sanitário, que antes cobria apenas 33% da cidade, agora já atingimos 92%. Deixarei para o meu sucessor a responsabilidade de fazer as conexões finais, principalmente para aqueles que não têm condições financeiras de ligar suas residências à rede coletora. Embora não tenha dado tempo de concluir tudo, já fui muito reconhecido pelo avanço na universalização do saneamento básico. Cuiabá é uma das poucas capitais do país a alcançar esse feito.”
O prefeito também destacou as melhorias no transporte público: “Renovamos toda a frota de ônibus, que agora é 100% climatizada, sem aumento de tarifa. Cuiabá não tinha, agora tem.”
Na educação, Emanuel destacou a climatização das salas de aula. “Antes, apenas 17% das salas de aula tinham ar-condicionado. Hoje, 100% estão climatizadas. Além disso, todos os 58 mil alunos da rede pública recebem uniformes e material escolar completos, algo que antes não existia. Anualmente são entregues camisas, tênis, shorts, shorts-saia, mochila e material escolar completo pela Prefeitura Municipal. Antes não tinha, agora tem”.
Uma de suas marcas é a valorização e o reconhecimento da importância do servidor público para o desenvolvimento da cidade. “Nunca se investiu tanto e nunca se valorizou tanto os servidores públicos, com políticas avançadas de valorização. Todas as categorias foram beneficiadas com ganhos reais, como a concessão do Reajuste Geral Anual (RGA) para todas as categorias. Valorizamos a dignidade dos servidores públicos da capital, algo que antes não existia, mas agora é uma realidade”, ressaltou.
Outro ponto mencionado foi a revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil, um ícone da cuiabania que estava abandonado. “Agora, revitalizamos o ícone da cuiabania que gestores anteriores deixaram de lado: o Mercado Municipal Miguel Sutil, parte fundamental da história, cultura e tradição cuiabana. Antes, Cuiabá não tinha um mercado de verdade, apenas pequenas vendas e mercearias. Hoje, estamos transformando o centro histórico da cidade. O que antes não existia, agora tem.”
Por fim, o prefeito citou o estádio Dutrinha, que estava fechado havia quatro anos. Após negociação com a Justiça Desportiva, ele entregou o estádio reformado e o transferiu, através de uma concessão onerosa, à administração do Mixto Esporte Clube, que ficará responsável pela gestão do maior templo esportivo por 20 anos.
Encerrando a entrevista, Pinheiro destacou seu carinho pelo povo cuiabano e reforçou que sua gestão foi marcada por grandes realizações. “Cuiabá nasceu para ser cabeça, não para ser cauda. Por isso, tantas entregas, tanto trabalho e esforço diariamente”, finalizou.
Fonte: odocumento