O presidente da Câmara dos Deputados da Rússia, Viacheslav Volodin, disse nesta quinta-feira, 19, que há um grande risco de “guerra mundial com armas nucleares” caso as nações ocidentais autorizem a Ucrânia a usar armas doadas para atacar o território russo.
O parlamentar acusou políticos europeus de criarem condições favoráveis para que um conflito em grande escala aconteça. Essas condições, segundo ele, relacionam-se aos pedidos da para suspender restrições ao uso de .
Os mísseis citados por Volodin são armas que Kiev tem recebido dos integrantes do bloco ocidental. “Esses apelos levam a uma guerra mundial com armas nucleares”, escreveu o parlamentar, em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram.
![Líder Russo Alerta Para Risco De'Guerra Mundial Nuclear' Com Apoio Europeu À Ucrânia 2 Presidente da Duma (Câmara dos Deputados da Rússia), Volodin adverte União Europeia: risco de guerra mundial nuclear | Foto: Reprodução/Telegram](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Ucrania-12.jpeg)
Aliado de Vladimir Putin, Volodin afirmou que a Rússia responderá com armas “muito mais poderosas” caso a medida prevaleça. Ele destaca que “ninguém deve ter ilusões” sobre as consequências do fim das restrições.
A declaração surgiu depois de o Parlamento Europeu aprovar uma resolução que solicita aos Estados-membros do bloco o fim imediato das restrições sobre o uso de armas fornecidas à Ucrânia. Segundo a UE, as restrições impediriam o país de exercer sua autodefesa.
+
Com 425 votos a favor, 131 contra e 63 abstenções, a proposta também pede que o bloco europeu amplie o , intensifique a ajuda humanitária no país e adote medidas efetivas para proteger o espaço aéreo nas regiões de fronteira, como na Polônia.
Volodin afirmou que os eurodeputados não haviam consultado suas populações antes de apoiar a medida. Acrescentou que o Parlamento Europeu deveria ser dissolvido depois dessa decisão. “Antes, deveriam se lembrar das lições da Segunda Guerra Mundial”, disse.
![Líder Russo Alerta Para Risco De'Guerra Mundial Nuclear' Com Apoio Europeu À Ucrânia 3 EUA se preparam para possível ataque nuclear da China, Rússia e Coreia do Norte](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/08/putin-russia-guerra-war.jpeg)
Em tom de ameaça, o político russo lembrou que “o tempo de voo de um míssil intercontinental para Estrasburgo (França) é de 3 minutos e 20 segundos”. O alerta segue a linha das recentes ameaças do presidente russo, Vladimir Putin. O ditador afirmou que ataques ao seu país com os mísseis doados poderia significar um novo conflito global.
Fonte: revistaoeste