Ari Miranda
Única News
Os registros de novos focos de incêndios florestais em Mato Grosso cresceram assustadoramente no estado durante a semana passada. Foi o que revelou um levantamento feito pela Base de Dados de Queimadas (BDQueimadas), programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Segundo a pesquisa, feita atraves de monitoramento via satélite, entre a terça-feira passada (20/8) e a quarta-feira (21) o estado teve uma alta assustadora de 1.084 novos pontos de calor, saindo dos 459 focos de incêndio para 1.543, uma alta de 236%.
Em dados registrados desde o início de agosto até o último domingo (25), o Brasil registrou 25.193 focos de incêndio, captados pelos satélites. Destes, 19.767 foram registrados no prazo de 1 semana – entre 19 e 25 deste mês – números bem maiores que os de 2023, quando o país registrou 17.373 focos de queimadas durante todo o mês de agosto.
Além disso, a pesquisa também revelou que, diferente de 2023, quando o Estado do Amazonas foi o campeão de incêndios florestais no país, em 2024, Mato Grosso está no topo do “ranking do fogo”, com 21,5% dos focos de incêndio do Brasil, seguido pelo 2º colocado do ano passado, o Pará, com 15,4%.
Os incêndios florestais em Mato Grosso costumam ser favorecidos pela estiagem prolongada, associada às altas temperaturas, típicas do período no centro-oeste brasileiro.
Entre os biomas mais castigados pela seca, o Pantanal é um dos que mais tem sofrido com alta de queimadas por causa da redução de sua superfície úmida e início antecipado da temporada de fogo.
COMBATE INTENSIFICADO
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Nesta terça-feira (27), mais de 190 bombeiros militares combatem 39 incêndios em vegetação no estado. Destes, 87 atuam em três frentes de incêndio no Pantanal, enquanto outros 103 estão distribuídos em outras 27 cidades
De acordo com a corporação, no Pantanal mato-grossense, as ações de combate são em três frentes de incêndio: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço (104 Km de Cuiabá); divisa da cidade de Cáceres com a Bolívia, a aproximadamente 300 Km da capital; e na região da Fazenda Cambarázinho, em Poconé.
Já os demais incêndios estão espalhados nas Capital e nas cidades de Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Rondonópolis, Paranatinga, Sinop, União do Sul, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alto Paraguai, São José do Rio claro, Nova Maringá, Confresa, Novo Santo Antônio, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Mirassol d’Oeste, Jauru, Aripuanã, Juara, Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Marcelândia e Peixoto de Azevedo.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews