Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Matemático brasileiro conquista medalha de ouro na Olimpíada Internacional

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Brasileiro é ouro na Olimpíada Internacional de Matemática
O brasileiro Felipe deu um show na Olimpíada Mundial de Matemática. Foto: Colégio Etapa.
O brasileiro Felipe deu um show na Olimpíada Mundial de Matemática. Foto: Colégio Etapa.

Um estudante brasileiro deu um show e garantiu medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Felipe Makoto Shimamura Silva, de São Paulo, marcou 29 pontos de um máximo de 42 e voltou para o país com a bagagem mais pesada.

O ouro na 65º IMO vale muito e o evento é considerado a maior olimpíada de matemática do mundo. A disputa foi em Bath, no Reino Unido e teve a participação de mais de 600 estudantes de 108 países.

“Ser medalhista de ouro da IMO 2024 é uma sensação indescritível, um sonho realizado e uma felicidade imensa. É uma fonte de muito orgulho representar o Brasil, fazendo algo que amo, e alcançar o topo”, disse o estudante de 18 anos do Colégio Etapa, em entrevista ao Vestibular.

“Caminho certo”

Essa não foi a primeira vez que Felipe participa do evento. Em 2023 ele competiu e ficou com o bronze.

Agora, voltou para pegar o que era dele!

“A medalha de ouro da IMO também significa que estou no caminho certo para o que ainda está por vir em minha vida. Saber que os meus esforços, de minha família e de todas as pessoas que me ajudaram nessa jornada foram recompensados é fonte de muita alegria”, comemorou.

Leia mais notícia boa

Acumula medalhas

Felipe participa de olimpíadas científicas há pelo menos seis anos. Em 2022 e 2018, respectivamente, ele foi prata e bronze na Olimpíada de Matemática Rioplatense (OMR).

Já da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ele tem quatro ouros e duas pratas.

Em maio de 2020 o estudante foi ouro na Olimpíada de Maio. Todas essas conquistas preparam e deixaram o estudante ainda mais calibrado para a IMO. E chegando lá, ele cumpriu a missão!

Brasil fez bonito

A equipe brasileira no Reino Unido foi muito bem. Além de Felipe, o país trouxe três medalhas de prata e duas de bronze. No ranking geral, o Brasil ficou em 20ª.

Marco Aurelio Nogueira D’Emídio, colega de escola de Felipe, foi um dos que conquistaram a prata.

“Receber uma medalha na IMO é muito emocionante, e eu senti um misto de felicidade e surpresa, pelo resultado de anos de dedicação. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade única de representar o Brasil do outro lado do mundo. Isso me deixa motivado para continuar meus estudos e melhorar ainda mais meu desempenho no próximo ano”, revelou o garoto.

Dicas de estudo

A paixão pela Matemática é tanta que, quando não está em aula, Felipe estuda a disciplina.

“Apesar de não necessariamente funcionar para todos, foi o que eu escolhi pra mim”, contou.

Mas ele tem uma dica fundamental para aqueles que, assim como eles, querem se aventurar no mundo das olimpíadas científicas.

“⁠A minha principal dica para quem quer fazer olimpíadas científicas é: se você realmente gosta do que está fazendo, se dedique e se esforce ao máximo e você estará no caminho certo para ter sucesso”.

Veja os campeões:

Marco e Felipe voltaram para casa com a bagagem um pouco mais pesada. Haja medalha! Foto: Colégio Etapa.
Vários brasileiros subiram no pódio no Reino Unido. Foto: Olimpíada Brasileira de Matemática.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo