Um look feito à mão é um estilo de vestuário e acessórios que é criado ou personalizado manualmente, muitas vezes com técnicas artesanais e criativas. Assim, permite incorporar uma variedade de técnicas artesanais, como crochê, tricô, macramê, bordado, pintura e customização de roupas. Essas técnicas adicionam texturas, padrões e detalhes que não são encontrados em roupas produzidas em massa.
Então, o que acha de combinar moda e artesanato? Afinal, essa tendência está em alta e vem conquistando cada vez mais espaço entre os consumidores. A seguir, confira mais sobre o que é “feito à mão”, qual o papel do handmade na moda e diversas inspirações de looks em crochê, tricô, macramê e customizados!
O que é feito à mão?
O termo “feito à mão” refere-se a qualquer objeto ou item criado manualmente por uma pessoa, sem o uso de máquinas automatizadas. Nesse sentido, isso pode incluir uma ampla variedade de produtos, como roupas, acessórios, móveis, arte, alimentos, entre outros.
Assim, o processo do produto feito à mão geralmente envolve técnicas artesanais tradicionais, como costura, tecelagem, escultura, pintura, entre outras.
Portanto, as pessoas costumam valorizar essas peças por sua qualidade, atenção aos detalhes, exclusividade e o tempo investido em sua criação, além de refletirem a habilidade e a criatividade do artesão.
O que é handmade na moda?
Handmade na moda refere-se a peças de vestuário, acessórios e calçados produzidos manualmente, sem a ajuda de máquinas automatizadas. Este processo artesanal valoriza o trabalho manual, o que significa que cada peça é única e pode ter pequenas variações que adicionam ao seu charme e autenticidade.
Na moda, engloba diversas técnicas e tradições, como crochê, tricô, bordado, macramê, entre outras. A partir delas, criam-se roupas e acessórios que levam muitas vezes mais tempo e cuidado no processo de produção em comparação com peças feitas em massa.
Portanto, no feito à mão, valoriza-se sua exclusividade, qualidade, e pelo respeito às práticas sustentáveis, já que muitas vezes utiliza materiais ecológicos e processos de produção éticos.
Além disso, carrega um significado especial, pois as peças refletem a criatividade e a habilidade do artesão, tornando cada item mais pessoal e expressivo. Isso contrasta com a produção em massa da moda rápida, que muitas vezes prioriza a quantidade sobre a qualidade e a originalidade.
Inclusive, o feito à mão na moda é frequentemente associado a movimentos de slow fashion e sustentabilidade, onde a qualidade, durabilidade e a história por trás de cada peça são valorizadas.
O que está na moda em crochê?
O crochê consiste na tecelagem manual em que um fio é entrelaçado em laçadas ou pontos, usando uma agulha com gancho na ponta.
Esse artesanato voltou com força ao mundo da moda, trazendo um toque de nostalgia e autenticidade às peças contemporâneas. Atualmente, diversas criações dessa técnica de feito à mão estão em alta. A seguir, confira algumas tendências!
Cardigans e quimonos
Os cardigans e quimonos, principalmente com as temperaturas mais amenas, são excelentes opções para quem deseja incorporar o feito à mão no look.
Inclusive, essas peças podem combinar com croppeds e tops, que também estão na moda. Afinal, são versáteis e adicionam textura ao look.
Blusa
Para dias mais quentes, você pode apostar na blusa sozinha, com shorts ou saia de crochê para eventos mais casuais e pegar uma praia com os amigos!
Agora, para ocasiões mais formais, aposte na blusa de crochê com saia midi ou calça alfaiataria como na inspiração abaixo!
Conjunto
O conjunto feito à mão também caiu no gosto do povo, visto que é uma opção super prática! Além disso, você também pode usar as peças separadas e multiplicar as combinações!
Vestido
O vestido feito à mão, tanto longo quanto curto, é uma escolha popular, principalmente no verão. Ele oferece um visual boho chic, combinando conforto e estilo. Inclusive, modelos com transparências e padrões geométricos ou florais estão em alta.
Beachwear
Os biquínis, maiôs e saídas de praia se destacam quando o assunto é crochê. Presentes nos mais diversos estilos, modelos e cores, as opções são inúmeras para quem deseja apostar nessa tendência.
Acessórios
Bolsas, como totes e clutches, estão em destaque como acessórios versáteis que complementam tanto looks casuais quanto formais.
Junto a elas, chapéus de crochê, como boinas e bucket hats, também estão em alta quando o assunto é feito à mão, especialmente em cores ousadas e padrões criativos. Além disso, acessórios como colares, pulseiras e cintos adicionam um toque artesanal a qualquer visual.
Relacionadas
Relacionadas
O que se pode fazer com tricô?
Por outro lado, o tricô utiliza duas agulhas e forma uma malha contínua que cria um tecido com mais elasticidade e estrutura. Assim, dá origem a malhas uniformes e padrões de pontos que podem criar diferentes texturas e padrões.
Enquanto o crochê é melhor para peças com detalhes intrincados, o tricô é ideal para peças que requerem um ajuste mais fluido e confortável. Na moda, o segundo é amplamente utilizado para criar uma variedade de peças que combina o estilo do feito à mão com a funcionalidade. Confira!
Casacos
Suéteres, cardigans, casacos e ponchos são talvez os itens mais icônicos do tricô. Afinal, oferecem uma cobertura adicional e podem ser encontrados em diversos estilos, desde os mais elegantes e estruturados até os mais casuais e soltos.
Vestidos e saias
Vestidos e saias de tricô são opções elegantes e confortáveis para o outono e inverno, sem deixar o feito à mão de lado. Nesse sentido, eles podem ser ajustados ao corpo ou mais soltos, e frequentemente apresentam padrões e texturas interessantes.
Coletes
Essas peças são versáteis e podem ser usados tanto sobre camisas e blusas quanto como peças principais em dias mais frescos. Desse modo, adicionam uma camada de estilo e conforto ao visual.
Acessórios
Assim como o crochê, o tricô também é uma técnica ótima para criar bolsas, cintos e outros acessórios, adicionando um toque artesanal e personalizado ao visual, combinando praticidade e estilo.
Look feito à mão com macramê
O macramê é a arte de criar tecidos e padrões usando nós. Essa técnica feita à mão envolve a manipulação de cordas ou fios em uma série de nós para formar texturas e formas decorativas. Na moda contemporânea, o macramê foi reinventado de forma estilística e versátil que pode ser incorporada de várias maneiras nos looks.
Com uma estética boho chic, apresenta vestidos com franjas perfeitos para festivais de música, principalmente se combinados com acessórios como chapéu e bota!
Além disso, tops e croppeds de macramê são ótimos para climas quentes ou festivais. Afinal, oferecem um estilo único e combinam com jeans, saias ou shorts para um look casual.
Ademais, bolsas e mochilas feitas à mão adicionam um toque artesanal e são práticas para uso diário. Elas podem variar de modelos pequenos e sofisticados a totes grandes e funcionais.
Bijuterias de macramê, como colares, pulseiras, brincos e anéis também estão em alta. Inclusive, ao incorporar pedras preciosas e outros detalhes decorativos, criam-se peças elegantes e artesanais que adicionam um toque de estilo pessoal.
O que é a customização de roupas?
Customização de roupas refere-se à prática de transformar ou adaptar roupas para alterar seu design original, melhorar o ajuste, adicionar novos detalhes ou criar um estilo exclusivo.
Ou seja, é uma maneira de personalizar peças de vestuário, tornando-as mais alinhadas com preferências pessoais ou tendências de moda. A seguir, confira vídeos em que as customizações e o feito à mão transformaram os looks!
Feito à mão: conclusão
Enfim, agora você já sabe o que é feito à mão, qual o significado de handmade na moda e já viu diversos looks artesanais em crochê, tricô, macramê e até customizados! Assim, inspire-se com as fotos e vídeos que trouxemos e aposte nessa tendência.
Além disso, que tal conferir o estilo de Ana Castela com 33 looks da Boiadeira? Isso e muito mais você acompanha em nossa categoria de moda!
Por Luiza Mazon.
Fonte: fashionbubbles