Uma pesquisa da Octadesk com a Opinion Box revelou que sete em cada dez brasileiros jĂĄ compraram em , como Shopee, Shein e AliExpress. A demanda pelo e-commerce, por sua vez, aumentou.
Agora, 88% dos consumidores compram on-line ao menos uma vez por mĂȘs. Esse nĂșmero representa um crescimento de 3% em relação ao ano passado. AlĂ©m disso, a pesquisa revelou que 60% dos consumidores pretendem continuar comprando em sites estrangeiros nos prĂłximos 12 meses.
No entanto, muitas pessoas desistem da compra ao saber da necessidade de pagar impostos sobre os itens. Segundo o levantamento, 43% dos consumidores abandonam o carrinho ao descobrir que serĂŁo taxados.
Taxação de compras internacionais impacta consumidores

A taxação de compras internacionais de até US$ 50 recebeu antecipação para a semana passada, nas plataformas Shopee e AliExpress, e entrou em vigor no såbado 27.
Rodrigo Ricco, fundador e diretor-geral da Octadesk, destacou que os consumidores buscam cada vez mais facilidades e conveniĂȘncias.
âPreços, diversidade de produtos e qualidade acabam influenciando sua decisĂŁo de compra nos e-commerces internacionaisâ, explicou Ricco. âEssa situação gera desafios de competitividade, mas tambĂ©m oportunidades para o empreendedor nacional.â
Fatores decisivos para o e-commerce
A pesquisa também mostrou que 72% dos entrevistados consideram o frete gråtis um fator decisivo ao fazer compras, seguido por promoçÔes (61%) e prazo de entrega (48%).
Ricco destacou, ainda, uma mudança estrutural nos hĂĄbitos de consumo, impulsionada pela conveniĂȘncia e conectividade. Outro dado relevante Ă© o meio utilizado para compras online: 70% dos consumidores afirmaram preferir o smartphone para realizar essas atividades.
Fonte: revistaoeste