O filodendro é um gênero de plantas pertencente à família Araceae, nativo das regiões tropicais da América do Sul e Central. Este gênero inclui uma ampla variedade de espécies, sendo popular tanto em ambientes internos quanto externos devido à sua folhagem decorativa e facilidade de cultivo.
Inclusive, as folhas são geralmente grandes, brilhantes e podem ter formas variadas, desde o formato de coração até profundamente recortadas. Nesse sentido, algumas espécies apresentam variegadas, com cores como amarelo, branco ou rosa. Quer saber mais sobre essa planta? Então, continue lendo e confira quais são os tipos de filodendro, como cuidar, significado, formas de inserir na decoração e muito mais!
Quais são os tipos de filodendro?
Como citado anteriormente, existem diversos tipos de filodendro, variando em tamanho, cor das folhas e até em formato. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre alguns deles. Confira!
1) Philodendron hederaceum
Também conhecido como Filodendro-coração, caracteriza-se justamente por suas folhas em forma de coração, que podem variar de verde intenso a variegadas com tons de amarelo e branco. Além disso, é uma trepadeira vigorosa, podendo crescer longas vinhas que se espalham e caem graciosamente.
Além de lindo, esse tipo é conhecido por suas propriedades de purificação do ar, ajudando a remover toxinas do ambiente. Com seus requisitos simples e sua aparência encantadora, é uma excelente escolha tanto para iniciantes quanto para jardineiros experientes que desejam uma planta fácil de cuidar e de grande impacto decorativo.
2) Filodendro Xanadu Golden
Essa é uma variedade de filodendro que se destaca por sua folhagem vibrante. Conhecido por suas folhas verde-amarelas, que apresentam uma combinação atraente de tons dourados e verdes, o Xanadu Golden adiciona um toque de cor e frescor a qualquer ambiente interno.
Afinal, suas folhas têm uma forma lobulada e uma textura aveludada, o que confere uma aparência sofisticada e exótica à planta. Além disso, sua robustez e capacidade de se adaptar a diferentes condições tornam o Filodendro Xanadu Golden uma planta de fácil manutenção e visualmente impactante.
3) Philodendron selloum
Esse tipo de filodendro se destaca por sua folhagem exuberante, que confere um visual dramático e ornamental a qualquer ambiente. Afinal, suas folhas podem alcançar até um metro de comprimento. Além disso, são divididas em lóbulos largos e irregulares, criando um efeito visual impressionante.
É uma planta de baixa manutenção que se adapta bem a diferentes condições, tornando-a ideal para quem busca um verde luxuriante sem muito esforço.
4) Filodendro burle marx
Nomeado em homenagem ao renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, este filodendro é conhecido por suas folhas grandes, de forma alongada e lobulada, que podem lembrar um tanto as folhas de um bambu, com uma textura aveludada e uma cor verde profundo que adiciona um toque de sofisticação ao ambiente.
Além de sua beleza estética, o Filodendro Burle Marx é uma planta resistente e de fácil cuidado, o que a torna uma escolha excelente para quem busca uma planta de impacto visual em ambientes internos.
5) Filodendro limão
Cientificamente conhecido como Philodendron erubescens ‘Lemon Lime’, é uma planta de interior que se destaca pela sua folhagem vibrante e atraente. Originário das regiões tropicais da América do Sul, possui folhas de cor verde-limão ovais e coriáceas.
Seu ramo colorido é simples de enraizar a partir de estacas de caule na água, especialmente durante a primavera e o verão, quando a planta está em fase de crescimento ativo.
6) Philodendron micans
Originário das regiões tropicais da América Central e do Sul, este filodendro apresenta folhas em forma de coração, em um verde profundo, com uma tonalidade que pode variar dependendo da luz e da umidade. Ainda, sua textura aveludada adiciona um toque de sofisticação e proporciona um efeito visual encantador.
7) Filodendro ring of fire
O filodendro ring of fire é notável por suas folhas com padrões de cores variáveis, que podem incluir tons de verde, laranja, vermelho e amarelo, conferindo-lhe um visual de “fogo” que é bastante atraente.
Suas folhas são grandes e em forma de coração, com uma textura rica e uma aparência ondulada. Inclusive, a variação nas cores e formatos fazem com que cada planta seja um pouco diferente, tornando-a uma peça central de destaque em qualquer coleção de plantas.
Desse modo, é uma excelente escolha para quem busca uma planta de interior com uma aparência marcante e exótica. Seu crescimento relativamente lento e suas necessidades de cuidados não muito exigentes tornam-no adequado tanto para iniciantes quanto para jardineiros experientes.
8) Philodendron birkin
Essa é uma variedade de filodendro muito apreciada por sua folhagem distinta e decorativa. Originário das regiões tropicais da América Central e do Sul, se destaca por suas folhas em formato de coração que possuem uma combinação de verde profundo e listras brancas ou cremes.
Assim, esse efeito de listras é um dos principais atrativos desta planta e ocorre devido a uma variação genética que resulta na variegacão característica.
9) Filodendro florida beauty
Florida beauty apresenta folhas verdes com padrões de variação de cores que vão do verde claro ao creme, com ocasional presença de manchas de rosa e laranja.
A característica mais marcante desse filodendro é a combinação de cores e a distribuição irregular das manchas, que conferem à planta um visual altamente decorativo e elegante. Esta variação de cores não é uniforme e pode variar de uma folha para outra, tornando cada planta uma peça única.
10) Philodendron brasil
O que torna esse filodendro particularmente atraente é sua folhagem verde com listras e manchas amarelas. À medida que as folhas amadurecem, elas podem apresentar uma bela variação de tons verdes e amarelos, criando um efeito de marbled elegante.
11) Filodendro pedatum
As folhas do filodendro pedatum são particularmente interessantes devido à sua forma lobulada e profundidade das divisões, que conferem uma aparência semelhante a um leque ou a uma pata de animal.
Além disso, são grandes e podem se estender de maneira ampla, com uma textura brilhante e um verde intenso que adiciona um toque de elegância ao ambiente.
12) Philodendron bipennifolium schott
Esse tipo de filodendro conta com folhas grandes, de formato lobulado e recortado que se assemelha a uma pena ou um leque. Além disso, possuem uma textura coriácea e brilhante.
A cor predominante das folhas é um verde profundo, o que contrasta bem com o padrão intricado de cortes e divisões.
Como cuidar de um filodendro?
Apesar de existirem diversos tipos de filodendro, eles querem cuidados semelhantes. Inclusive, essa é uma planta de fácil manutenção.
Plantio
O filodendro pode ser plantado tanto em vasos quanto diretamente no chão, dependendo das condições do ambiente e das preferências de cultivo.
Quando plantado em vaso, oferece flexibilidade em relação ao local, podendo ser movido conforme necessário. Nesse sentido, é ideal para ambientes internos ou áreas externas onde a planta pode ser protegida das intempéries.
Por outro lado, plantar o filodendro diretamente no chão pode ser uma boa opção se você estiver cultivando-o em um jardim ou espaço externo que ofereça luz indireta e solo bem drenado. Ambos os métodos permitem que o filodendro cresça e se desenvolva bem, desde que suas necessidades de luz e umidade sejam atendidas.
Luz
De modo geral, os filodendros preferem luz indireta. No entanto, muitos também toleram a baixa. Nesse sentido, é importante destacar que a direta pode queimar as folhas e causar danos.
Solo
Por sua vez, o solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Além disso, filodendros preferem um pH levemente ácido a neutro, geralmente entre 5,5 e 7,0.
Rega
Em relação às regas, coloque água quando o topo do solo estiver seco. Em geral, precisam de duas regas semanais. Porém, isso pode variar de acordo com as condições ambientais. Em todo caso, evite o excesso de água. Isso porque o encharcamento pode apodrecer as raízes do filodendro.
Umidade
Quanto à umidade, essa planta aprecia de moderada a alta. Para isso, pulverize as folhas ocasionalmente ou use um umidificador. Ainda, mantenha o filodendro em temperaturas entre 15°C e 30°C.
Adubação
Nesse sentido, faça isso a cada 4-6 semanas durante a primavera e o verão, quando o filodendro está em crescimento ativo. Ademais, use um fertilizante equilibrado ou um específico para plantas de interior.
Poda
Por sua vez, a poda pode ajudar a manter a forma do filodendro e remover partes danificadas ou mortas. Então, pode ser feita conforme necessário, cortando as folhas ou ramos indesejados com uma tesoura limpa e afiada.
Inclusive, as folhas amareladas podem indicar excesso de água ou falta de nutrientes. Portanto, se notar esse problema na poda, ajuste a rega e adubação conforme necessário.
Toxicidade
O filodendro é tóxico para cães, gatos e crianças se ingerida. Então, mantenha a planta fora do alcance de seus pets e filhos para evitar problemas.
Muda
Fazer mudas de filodendro pode ser de duas maneiras principais: por estacas e por divisão. Ambos os métodos são relativamente simples e eficazes para propagar a planta.
Para a estaca, comece selecionando um segmento saudável do caule com pelo menos duas a três folhas e um nó, que é o ponto onde a folha se une ao caule. Faça um corte limpo logo abaixo do nó usando uma tesoura de jardinagem esterilizada. Após o corte, remova as folhas inferiores para expor o nó e reduzir a evaporação.
Deixe a estaca secar por algumas horas para que a área cortada forme um calo, o que ajuda a prevenir o apodrecimento. Em seguida, plante a estaca em um vaso com uma mistura de solo bem drenado ou coloque-a em um recipiente com água, garantindo que o nó esteja submerso.
Mantenha a estaca em um local com luz indireta e regue regularmente. Se estiver no solo, mantenha o solo levemente úmido até que a estaca desenvolva raízes. Após o enraizamento, você pode transplantar a muda para um vaso maior ou para o local definitivo.
Já no método da divisão, retire a planta cuidadosamente do vaso ou do solo. Examine o sistema radicular e divida a planta em seções, garantindo que cada parte tenha raízes e folhagem saudáveis. Plante cada seção em um novo vaso com uma mistura de solo bem drenado, ajustando o solo ao redor das raízes e compactando levemente.
Regue bem após o plantio para ajudar as novas plantas a se estabelecê-las. A divisão é ideal para rejuvenescimento da planta ou quando se deseja criar várias mudas a partir de uma única planta madura.
Qual significado da planta filodendro?
A palavra “filodendro” vem do grego, onde “philo” significa “amor” e “dendron” significa “árvore”, então o nome pode ser traduzido como “amor pelas árvores” ou “amor às árvores”.
Assim, é atribuído devido ao seu hábito de crescimento como trepadeira, utilizando árvores e outras estruturas para se fixar e alcançar mais facilmente a luz solar. Por isso, em geral, atribui-se a ele significados como crescimento, abundância e prosperidade.
Relacionadas
Relacionadas
Qual a diferença da filodendro e da jibóia?
As principais diferenças entre as duas plantas estão nas condições de cuidado e em detalhes de aparência. A jibóia é menos sensível à luz em comparação com o filodendro. Isso porque também prefere luz indireta, mas é mais tolerante a condições de luz baixa. Além disso, alguns aspectos visuais podem ajudar a distinguir uma da outra.
Por exemplo, a folha do filodendro é mais reta, com menos curvas e ponta mais afilada em relação à da jibóia. Além disso, o caule do filodendro também é mais fino e tem uma textura lisa, enquanto o da jibóia é mais grosso e áspero.
Qual filodendro gosta de sol?
Entre os filodendros, a maioria prefere luz indireta, mas alguns podem tolerar ou até se beneficiar de condições de luz mais intensa. Por exemplo, o ‘Birkin’ pode lidar com um pouco mais de luz, desde que seja filtrada para evitar queimaduras.
Além dele, o ‘Red Emerald’ também pode tolerar luz mais intensa, assim como o ‘Xanadu’ e o ‘Brasil’. Contudo, a luz direta pode causar queimaduras nas folhas. Então, se elas estiverem nessa condição, é recomendável usar uma cortina ou filtrar a luz para proteger as folhas e evitar danos.
Tipos de filodendro de sombra
Os filodendros são plantas que prosperam em sombra e meia-sombra. Contudo, algumas espécies também podem ser cultivadas a pleno sol, como citado anteriormente.
Em geral, todos os tipos preferem um local com boa luminosidade natural indireta dentro de casa, recebendo algumas horas de sol pela manhã ou no fim da tarde.
Dicas de decoração
Alguns tipos de filodendro são trepadeiras, como o hederaceum e o micans. Portanto, são ideais para pendurar em cestas ou colocar em uma prateleira alta, onde suas longas vinhas podem se espalhar e cair graciosamente.
Já o selloum pode se tornar bastante grande, sendo uma excelente escolha para criar um ponto focal em salas espaçosas ou em áreas internas onde se deseja adicionar um toque tropical.
Por sua vez, o Xanadu Golden e o Burle Marx possuem crescimento denso, ideais para espaços menores e como plantas de interior em ambientes residenciais ou comerciais. O porte relativamente pequeno e a folhagem colorida fazem delas excelentes escolhas para adicionar um toque de verde vibrante e um elemento de estilo ao décor.
Com um visual exuberante, o filodendro limão e o Birkin são ideais para decorar prateleiras, mesas ou cestas suspensas, proporcionando um toque de verde brilhante e uma sensação de frescor em qualquer espaço.
Como usar o filodendro na decoração?
De modo geral, colocar um filodendro pequeno em um vaso bonito sobre uma mesa de centro, mesa lateral ou escrivaninha pode adicionar um elemento de frescor ao espaço.
Já os pendentes são perfeitos para cestos suspensos ou prateleiras altas. Eles criam uma cascata de folhas verdes que pode preencher espaços verticais e adicionar profundidade ao ambiente.
Além disso, uma parede viva com filodendros pode ser uma declaração impressionante. Use suportes de parede ou estruturas especialmente projetadas para plantas trepadeiras para criar uma parede verde vertical.
Conclusão
Enfim, agora você já sabe tudo sobre filodendro: variedades, quais tipos preferem sol ou sombra, como cuidar, formas de plantar, qual a diferença entre essa planta e a jiboia, dicas de decoração e muito mais!
Por fim, convidamos você a conhecer mais sobre o clorofito, outra espécie maravilhosa para a decoração de sua casa. Para explorar mais plantas como estas, acesse nossa categoria Decoração.
Fonte: fashionbubbles