O elenco da Casacor Mato Grosso 2024 vai participar de um fantour para conhecer parte da herança cultural dos povos originários nesta região do país. Para isso, deve visitar aldeias indígenas em Barra do Bugres e os quilombolas em Vila Bela da Santíssima Trindade.
O objetivo, segundo a diretora técnica da Casacor, Giovanna Trojan, é buscar conhecimento e inspiração para os ambientes da mostra de arquitetura, design e paisagismo que, neste ano, tem como tema “De presente, o agora”, numa referência ao legado deixado por diferentes povos na história e cultura brasileiras.
O fantour deve ser realizado de 13 a 15 de agosto e vai contar com a presença de expoentes nacionais da arquitetura, design e artes, como Sérgio Matos, Rodrigo D’Ambrózio, Jay Bogo e Pedro Ariel.
Outro objetivo do fantour é contar com a participação de representantes indígenas e quilombolas na mostra como forma de divulgação do trabalho realizado por esses povos originários.
Todo o resultado dessa imersão na cultura também deverá estar presente na Festa Internacional do Pantanal no ano que vem.
Organizado pelo Sebrae de Mato Grosso, o fantour tem a coordenação dos diretores da Casacor e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico por intermédio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Turismo, bem como o apoio da Federação do Comércio de Mato Grosso e do senador Wellington Fagundes.
A secretária de Turismo, Maria Letícia Arruda, a participação do governo do Estado se propõe a incrementar o turismo de Mato Grosso ao mostrar aos visitantes da Casacor e aos profissionais da área toda a riqueza da cultura regional. “Certamente, cada um desses visitantes vai trazer elementos que poderão ser adotados em projetos e ambientes em Mato Grosso e em outras regiões do país”, avalia.
Fonte: obomdanoticia