O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou, nesta segunda-feira, 22, que o Brasil sente saudade da ex-presidente Dilma Rousseff. O petista deu a declaração durante a abertura do evento paralelo do G20, o , realizado no Rio de Janeiro.
Ao cumprimentar os participantes que estavam presentes no evento, Mercadante expressou sua honra pela presença da “presidenta Dilma Rousseff”. Atualmente, ela lidera o Novo Banco de Desenvolvimento (Brics).
“É uma honra tê-la de novo aqui com o BNDES, o Brasil tem muita saudade de sua presença”, disse Mercadante, antes de continuar os cumprimentos. “Hoje, ela está em uma missão tão importante, que é o banco dos Brics, uma instituição parceira do BNDES.”
Entre as personalidades políticas estão:
- Michelle Bachelet, ex-diretora-executiva da ONU Mulheres e ex-presidente do Chile;
- Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação;
- Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial;
- Marcos Athias Neto, secretário-geral assistente da ONU e administrador assistente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD);
- Antônio Costa, presidente eleito do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro de Portugal;
- Denise Ferreira da Silva, professora da New York University;
- Mariana Mazzucato, diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London (IIPP/UCL); e
- Ailton Krenak, liderança indígena.
O evento States of the Future é realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). De acordo com a pasta, o encontro tem por objetivo “debater os desafios emergentes do século 21 e o papel do Estado na promoção de um modelo de desenvolvimento mais sustentavel”.
Fonte: revistaoeste