Índice Legisla Brasil revelou os melhores desempenhos entre os deputados federais, destacando apenas 44 parlamentares dos 513 com pontuação máxima de cinco estrelas. Entre os poucos a alcançar esse feito estão dois representantes de Mato Grosso, José Medeiros e Coronel Fernanda, ambos do PL.
Medeiros, que é cotado para disputar o Senado Federal nas eleições de 2026, destacou-se especialmente no critério de fiscalização, onde obteve uma pontuação de seis, superando significativamente a média nacional de dois. Este resultado reflete o seu comprometimento em fiscalizar a execução das políticas públicas e em cobrar transparência nas ações do governo federal, uma vez que Medeiros é um dos líderes do bloco de oposição à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara Federal.
Além disso, o deputado mato-grossense apresentou 10 emendas de medidas provisórias, um número substancialmente maior do que a média na Câmara Federal, que é de duas propostas do tipo por parlamentar. Medeiros também é o deputado federal mais produtivo de Mato Grosso, pois em apenas seis meses de mandato ele apresentou 286 propostas legislativas de sua autoria e foi relator de 17 projetos.
Já a Coronel Fernanda, que também é cinco estrelas, destacou-se na produção legislativa em quesitos como projetos, relevância das autorias e presença no Plenário. Enquanto a média brasileira de produção legislativa é de 4,4, a parlamentar tirou nota 5,8.
Medeiros e Fernanda são destaques nacionais ao lado de outros nomes influentes da política nacional, como Bia Kicis (PL-DF), Kim Kataguiri (União-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), entre outros.
Fundada em 2017, o Índice Legisla Brasil é uma organização social suprapartidária que avalia a atuação dos parlamentares e ajuda os cidadãos a entenderem o que acontece no Legislativo.
A metodologia do Índice é composta por 16 indicadores divididos em 4 eixos fundamentais do trabalho parlamentar: Produção Legislativa, que avalia como os parlamentares trabalham na elaboração, análise e votação de instrumentos legislativos; Fiscalização, mede a efetividade da fiscalização que os deputados realizam em relação ao Executivo Federal; Mobilização, mensura a habilidade dos parlamentares em se conectar e colaborar com outros agentes políticos; Alinhamento Partidário, verifica o desvio do parlamentar em relação à votação da maioria de seu partido.
Fonte: odocumento