O protagonismo de Mato Grosso na produção agropecuária e na preservação ambiental foi o enfoque do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, na palestra inaugural do Fórum das Cadeias Produtivas. O congresso técnico de seis dias começou nesta sexta-feira (12) e segue até 19 de julho dentro da programação da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro).
Intitulada “Como seria o mundo sem Mato Grosso”, a palestra traduziu em números a contribuição do estado para o Brasil e o mundo. “Se nosso estado não existisse, enfrentaríamos um grande risco de crise mundial, pois Mato Grosso é grande produtor de carnes, grãos e algodão. No caso da soja, 12% da produção global sai daqui”, comparou o secretário.
Atualmente, o estado é o maior produtor nacional de soja, milho, algodão, gergelim, etanol de milho e biodiesel. Mas além do potencial produtivo, existe ainda o aspecto ambiental. “Produzimos tudo isso mantendo 62% da área territorial de Mato Grosso preservados”, destacou César Miranda. “Ou seja, contribuímos para a segurança alimentar, somos um fornecedor importante de madeira, algodão e minérios, e ainda ajudamos com a estabilidade ambiental e ecológica do mundo, porque a atividade agrícola contribui para o sequestro de carbono”, analisou.
Se depender do empenho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mato Grosso continuará aliando produção e sustentabilidade. “Investimos na eficiência, reduzindo o tempo de análise do cadastro rural de três a cinco anos para uma semana. O desafio, agora, é ampliarmos a base de cadastros realizados”, pontuou a secretária, Mauren Lazzaretti – que palestrou em seguida.
Atualmente, o chamado CAR Digital, lançado em 2023, soma 121 mil cadastros com análise concluída – o que representa 1,6% do total. “Estamos nesta missão de mobilizar os produtores rurais porque o mercado nacional e internacional só valida que está regularizado. Aderir ao CAR Digital é bom não só para a propriedade rural, mas para a economia do estado”, ponderou a secretária.
Outro desafio enfrentado pela Sema é validar as bases de referências de análise dos diferentes biomas de Mato Grosso. A estimativa da secretária é de que até o final de 2025 a análise do CAR Digital já tenha sido concluída em todas as propriedades rurais de Mato Grosso.
FÓRUM – O Fórum das Cadeias Produtivas é o congresso técnico da Expoagro e está na quinta edição. A programação segue até 19 de julho, sendo todas as palestras gratuitas.
Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cuiabá, com co-realização do Governo do Estado de Mato Grosso e Cordemato. Em sua 56ª edição neste ano, o evento tem previsão de reunir aproximadamente 300 mil pessoas nos 11 dias de duração.
Além de rodeio e shows musicais, a programação inclui feira comercial com produtos e serviços agropecuários, parque de diversões para a garotada, praça de alimentação, oficinas técnicas e competições hípicas – entre outros atrativos.
Crédito das fotos: Fernando Martin