A maneira como nos vestimos diz muito sobre nós. Se você está em busca de algo que não sai de moda e que causa grande impacto visual, já considerou o xadrez vichy? A estampa pode marcar presença tanto em roupas de calor quanto de frio, sem complicação alguma. Basta tomar alguns cuidados para acertar em cheio e garantir um resultado estiloso.
O Fashion Bubbles preparou um artigo especial sobre o assunto. Contamos um pouco sobre a história do recurso fashion e ainda selecionamos dicas para ajudar em composições certeiras para o seu dia a dia. Também escolhemos 10 fotos para servir de inspiração. E aí, preparada para se jogar na proposta e atualizar seu guarda-roupa?
O que é o xadrez vichy?
O xadrez vichy é aquele com duas cores e efeito quadriculado, estilo “toalha de piquenique”. Era largamente produzido na cidade francesa de Vichy, no início do século passado, por isso o nome.
Mas não foi criado lá. Trata-se de uma adaptação inglesa para o guingão, um tecido simples de algodão tingido, importado para a Europa no século XVII com listras coloridas.
A musa francesa Brigitte Bardot foi uma das grandes responsáveis pelo sucesso da estampa, nos anos 50. Usava-a em saias estilo New Look, da Dior, e a incluiu até no vestido de casamento com o ator Jacques Charrier.
Como combinar xadrez vichy?
Com toda a certeza, o xadrez vichy é marcante. Por isso, pede atenção na hora de criar as combinações para não escorregar na elegância.
A maneira mais fácil é usar a estampa com peças básicas e em cores neutras, como branca, preta e azul-marinho. Também vale vestir algo liso em uma das cores do quadriculado, por exemplo, rosa ou vermelho. Ou criar contrastes de tonalidades, como amarelo com roxo e verde com azul.
Quer ousar mais? Pode misturar com outras padronagens, como listras e floral. Use o bom senso e faça do espelho seu melhor amigo. O importante é que você se sinta bonita e confiante! Gostou do resultado? Então, está pronta para sair de casa e arrasar!
Relacionadas
Relacionadas
Como usar xadrez vichy?
O xadrez vichy pode aparecer em peças únicas, como vestidos e macacões, com grande destaque. Também vale em blusas, saias, shorts, jaquetas, casacos, coletes e acessórios.
Que tal fazer um exercício fashion em frente ao espelho? Separe peças variadas e tente combiná-las de maneiras diferentes da que está acostumada. Você pode se surpreender positivamente com os resultados e ainda tonar o seu guarda-roupa mais versátil.
O que acha de um casaco em estampa rosa finalizando uma roupa preta para os dias de inverno? Ou um look todo vermelho com uma saia quadriculada?
Outra sugestão é um vestido leve vichy contrastando com o ar despojado de um tênis branco. Ou com o pesado de uma bota de couro.
Se prefere uma abordagem mais sutil, opte por acessórios em vichy, como lenços, bolsas ou sapatos. Eles podem adicionar um toque elegante ao seu visual, sem serem dominantes.
Teste contraste de estilos e texturas, sobreposições… Permita-se soltar a criatividade e identificar o que realmente conversa com seu jeito de ser.
Xadrez vichy: conclusão
Como vimos anteriormente, o xadrez vichy é aquele quadriculado, típico de toalhas de piquenique. Pode ser transportado para looks estilosos, desde que combine com seu estilo pessoal. Aparece em vestidos, macacões, blusas, casacos, lenços, chapéus, saias, calçados, bolsas… Deixe a sua criatividade solta e permita-se testar!
E se você ama acompanhar o que acontece no mundo fashion, não pode deixar de conferir a nossa página de Moda. Lá, você encontra muitas dicas e fotos para servir de inspiração.
Revisado e atualizado por Patricia Zwipp
Fonte: fashionbubbles