Sophia @princesinhamt
Política

Governo de SP avalia renunciar à posse de fazenda de R$70 milhões: entenda os detalhes

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), obteve na Justiça o direito à posse de uma fazenda avaliada em R$ 70 . No entanto, a administração estadual pode abrir mão da propriedade devido à lei de regularização fundiária, informa a Folha de S. Paulo.

Localizada em , no do Paranapanema, a fazenda possui 1.551 hectares, área equivalente a dez parques Ibirapuera. Apesar de ter conquistado o direito à posse, o governo não definiu se vai assumi-la.

A legislação, sancionada pelo ex-governador Rodrigo Garcia (na época, no PSDB) em 2022 e aplicada por Tarcísio, concede descontos de até 90% para a regularização de terras ocupadas irregularmente. Esse benefício pode levar o governo a abdicar da posse do imóvel por um valor muito abaixo do .

O Estado iniciou a busca pela posse da fazenda na primeira metade do século 20. Em 2003, entrou com uma ação que resultou na obtenção da propriedade sem necessidade de indenizar os ocupantes. foi concluído em 2021.

Em fevereiro de 2022, a fazenda foi invadida por um movimento sem-terra, o que levou os fazendeiros que ocupavam a área a entrarem com uma ação de reintegração de posse. A PGE afirmou não ter “menor interesse” em participar do processo, pois não há “qualquer demanda relacionada com a posse do bem”.

“E apenas se poderá cogitar de posse — ou de interesse do Estado na posse do imóvel — depois de a conclusão dos trabalhos preparatórios e da instauração de incidente de cumprimento de sentença em que se pleiteará a entrega da posse do bem ao estado de São Paulo”, declarou a PGE.

A Defensoria Pública do Estado argumentou que, sendo terra devoluta, os ocupantes não tinham legitimidade para reivindicar a área. A defensora Taissa Nunes Pinheiro destacou que a posição da Procuradoria influenciou na decisão judicial de remover os sem-terra.

publicou no Diário Oficial a autorização para acordos relacionados a três processos que envolve a área. A situação exemplifica o plano do governo Tarcísio de entregar terras equivalentes a quatro vezes a cidade de São Paulo.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.