Quando a mesma empresa participa do problema e da solução.
Se não pode vencê-los, junte-se a eles! Essa parece ser a estratégia da Coca-Cola para resistir às recorrentes críticas aos seus refrigerantes. Repletos de açúcares e aditivos, esses produtos são apontados como exemplos de ultraprocessados nocivos, pois o alto consumo de bebidas açucaradas é sabidamente prejudicial à saúde.
Porém, para muitas pessoas beber algo sem sabor (água pura) pode parecer sem graça. Estamos acostumados a estimular o paladar com bebidas doces e de sabor intenso. Se você está no grupo que não consegue abrir mão do refrigerante mas se preocupa com a saúde, as águas aromatizadas surgem como uma opção interessante.
Esses produtos, que tecnicamente* são chamados de soda araomatizadas, mantêm a sensação do gás e o sabor leve dos aromas, mas, ao contrário dos refrigerantes, não têm açúcar, adoçantes nem aditivos desnecessários. Essas bebidas estão ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados e até mesmo a gigante Coca-Cola lançou sua própria marca: a Crystal Sabores.
A bebida mantém a sensação do gás e o sabor leve dos aromas, mas, ao contrário dos refrigerantes, não têm açúcar, adoçantes nem aditivos desnecessários.
Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (01/07) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).
O que é a soda aromatizada?
Nem refrigerante, nem suco, nem água pura. É apenas água com gás e uma quantidade irrisória de aroma natural.
Os aromatizantes naturais são substâncias utilizadas para conferir sabor e aroma aos alimentos. Eles são obtidos a partir de frutas, ervas, especiarias e outros ingredientes de origem vegetal ou animal. Esses aditivos são regulados e aprovados para uso com segurança nos alimentos, e não fazem mal à saúde.
Mas, cuidado! Não confunda esse produto com bebidas como H20H! ou água tônica —ao contrário do que muita gente pensa, esses não são tipos de água, são refrigerantes.
Uma troca que vale a pena
Uma pessoa que bebe uma latinha de Coca-Cola por dia, ao final de uma semana terá consumido 259 g de açúcar somente do refrigerante.
61 COLHERES DE CHÁ DE AÇÚCAR
É a quantidade que você consome em uma semana se tomar uma lata de Coca-Cola por dia
Essas 61 colheres de açúcar ultrapassam a medida de uma xícara. Por outro lado, a água aromatizada não contém calorias, corantes e conservantes, e o fato de oferecer diferentes opções de sabor pode ser útil para quem sabe que precisa, mas não consegue beber mais água.
O mais surpreendente é que os produtos Crystal são da própria Coca-Cola —quem diria!— e, por isso, estão amplamente disponíveis em todo o Brasil. Enfim, algo da Coca-Cola aprovado, que você pode beber sem medo.
Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras. Nesta edição, mostramos que a mesma marca pode ter boas opções, e outras que não valem a pena. Para fazer boas escolhas, leia sempre os rótulos dos alimentos, em vez de confiar ou desconfiar da marca.
Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos avaliados aqui, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.
*Crystal sabores é um produto tecnicamente classificado como soda aromatizada, conforme informado pela Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais). Como esse termo não é reconhecido pelos consumidores, a expressão “água aromatizada” foi utilizada em alguns trechos desta publicação para fins didáticos.
Fonte: uol