Pela primeira vez em Cuiabá, venezuelanos da etnia Warao realizam a festa de Nossa Senhora da Consolata, padroeira da comunidade indígena.
A festa começará nesta sexta-feira (21), às 8h, e termina no domingo (23) na comunidade localizada no bairro Nova Esperança.
Com missa, apresentações culturais, exposição de peças de artesanato, e disputas esportivas, o encontro de três dias deve reunir mais de 200 participantes.
Os Warao vivem em Cuiabá há mais de quatro anos e lutam por território para reunir todos os indígenas que atualmente vivem em situação de vulnerabilidade social e não possuem um local definitivo para viver.
Os indígenas venezuelanos estão em locais divididos, sendo uma parte no abrigo Manoel Miráglia, outra no bairro Jardim Passaredo e o terceiro grupo no terreno alugado no bairro Nova Esperança, sentido Santo Antônio do Leverger.
A cacique dos Warao na Comunidade Nova Esperança, Hernaida Estrella, o objetivo é celebrar a fé e a cultura do povo.
Programação
Na sexta-feira (21) haverá exposição de artesanato, jogos de futebol, gincana, apresentações de dança e oração.
No sábado (22), jogos de vôlei e jogos recreativos. O último dia, domingo (23) será marcado pela missa em honra a Nossa Senhora da Consolata, apresentações culturais e almoço compartilhado.
Colaborações
Para a realização da festa, os Warao mobilizaram a rede de voluntários e colaboradores para contribuir com os alimentos e estrutura para festa.
Doações também estão sendo recebidas na própria comunidade Nova Esperança. Para mais informações entre em contato no telefone: 65 99642-4976.
Fonte: primeirapagina