Sophia @princesinhamt
Economia

Petrobras planeja reativar fábrica de fertilizantes com prejuízo de R$ 3,5 bilhões

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recolocar a Petrobras no setor de fertilizantes. O primeiro projeto apresentado pela gestão petista, no entanto, gerou dúvidas no conselho e na diretoria da estatal.

O objetivo é reabrir a companhia Araucária Nitrogenados SA (Ansa), depois de quatro anos fechada. A Ansa acumula um prejuízo de R$ 3,5 bilhões desde quando foi adquirida pela petrolífera, em 2013.

A corporação teve lucro em apenas três dos últimos 11 anos. Em 2015, quando estava sob gestão da estatal, e 2021 e 2022, quando já estava com as atividades suspensas.

O então presidente da Petrobras em 2020, Roberto Castello Branco, tentou vender a Ansa para a companhia russa . A negociação não teve sucesso. “Todo ano dava prejuízo”, afirmou Branco.

A diretoria da Petrobras autorizou a reabertura há duas semanas. Não foram divulgadas informações sobre a viabilidade financeira do acordo.

A proposta de retomada de atividades da Ansa já tramitava sob liderança do ex-presidente da estatal . O executivo foi demitido por Lula no dia 14 de maio de 2024 por “demorar na entrega das promessas para o Brasil”.

A decisão foi consagrada como primeiro ato da sucessora de Prates, Magda Chambriard. O movimento foi reprovado por três diretores e é criticado por acionistas minoritários.

Petrobras se manifesta

O jornal Folha de S.Paulo entrou em contato com a Petrobras para tentar entender o que justificou a retomada das atividades da empresa, parada há quatro anos.

A estatal alegou que a decisão passou por estudos de viabilidade econômica e que a retomada é rentável para a companhia. Conforme a estatal, o setor de fertilizantes tem alta demanda no país e importância estratégica para a Petrobras. O investimento possibilitaria a diversificação dos negócios e a integração da cadeia do gás natural.

Fontes da empresa informam que a Ansa utiliza um resíduo da Refinaria Presidente Getúlio Vargas como matéria-prima. O material não teria valor no mercado, disseram. A revenda estaria melhorando o lucro da refinaria.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.