Você já ouviu falar em bronquiolite? A bronquiolite é uma doença respiratória que causa inflamação nos bronquíolos, estruturas que fazem parte dos pulmões. Apesar de afetar pessoas de todas as idades, é mais perigosa para bebês de até 2 anos. Isto porque os sistemas respiratórios ainda estão em desenvolvimento.
Os sintomas da bronquiolite começam com tosse e coriza, mas podem evoluir para formas mais graves, como dificuldade de respiração, dor e chiado no peito. A inflamação nos bronquíolos faz com que os pulmões se encham de líquido e produzam muco, que obstrui a passagem de ar, dificultando a respiração.
Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) indicam que entre 20 de maio e 4 de junho deste ano, foram coletados 1.219 exames de pessoas com síndromes gripais.
Destes, 32,9% apontaram a presença de vírus respiratórios, incluindo o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), 33,8% covid-19 e 33,31% influenza. Entre as crianças de até um ano, foram 422 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e entre aquelas de um a quatro anos, 272 casos.
O tratamento da bronquiolite geralmente inclui repouso e muita hidratação. Em casos mais graves, pode ser necessária a inalação. A melhor forma de prevenir a doença é evitar o contato com pessoas contaminadas e manter bons hábitos de higiene, que ajudam a reduzir a proliferação de doenças respiratórias.
Fonte: primeirapagina