Sophia @princesinhamt
Política

Prisão de assesssor de Bolsonaro nos EUA ganha destaque em portal internacional

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O portal conservador publicou, nesta terça-feira, 18, uma reportagem sobre a prisão de Filipe Martins, assessor para Assuntos Internacionais do governo Bolsonaro.

A reportagem observa que Martins está na cadeia há quatro meses, sem julgamento, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com base na delação do tenente-coronel Mauro Cid, Moraes determinou a prisão de Martins em 8 de fevereiro, por suposta viagem com Bolsonaro a Orlando, em 30 de dezembro de 2022, como parte de um “golpe de Estado”

Documentos obtidos com exclusividade por , contudo, desmentem a versão de Cid usada por Moraes na decisão.

+

Evidências da presença de Filipe Martins no Brasil

O portal norte-americano cita as evidências de que Martins estava no Brasil em 30 de dezembro e depois dessa data, como ter feito viagens pelo aplicativo da Uber e compra de comida, além de ter voado em um voo doméstico.

“A prisão prolongada ocorre num momento em que o STF enfrenta críticas generalizadas por ultrapassar a sua autoridade para punir os oponentes”, afirma o portal, lembrando da alegação de Martins.

Correção no site da alfândega dos EUA

Uma correção foi feita no site da alfândega dos EUA na semana passada, depois de a defesa de Martins apresentar documentação adicional para provar que ele não viajou aos Estados Unidos na data alegada por Moraes.

Em uma carta aos advogados de Martins, o Departamento de Segurança Interna dos EUA afirmou que revisou a situação e “fez as correções necessárias nos registros”. Os advogados esperam que a atualização leve à liberação de Filipe.

Ações de Alexandre de Moraes contra conservadores

Alexandre de Moraes afirma que foi hostilizado pelo empresário Roberto Mantovani no Aeroporto de Roma, em julho de 2023
Alexandre De Moraes Determinou A Prisão De Filipe Martins | Foto Lula Marques/Agência Brasil

O portal cita, ainda, reportagens da imprensa norte-americana que destacaram a concentração de poder de Moraes: “Moraes tem usado seu cargo para reprimir conservadores e a liberdade de expressão no país. O New York Times acusou Moraes de usar ‘uma interpretação ampla dos poderes do tribunal’ para ‘investigar e processar, bem como silenciar nas redes sociais, qualquer pessoa que ele considere uma ameaça às instituições do Brasil’”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.