O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o novo secretário de Política Agrícola, pasta ligada ao . Wilson Vaz de Araújo, diretor de Crédito e Estudos Econômicos, assume o cargo depois da saída de Neri Geller.
No comunicado oficial de divulgação do novo secretário de Política Agrícola, o governo alega que Neri Geller deixou o comando do órgão para correr as eleições deste ano. No entanto, ele colocou o cargo à disposição e foi depois de possíveis .
O novo secretário de Políticas Agrícolas é natural do Paraná e iniciou sua carreira em escritórios de planejamento agropecuário. Trabalhou no Rio Grande do Sul e mudou-se para a capital federal, onde elaborou projetos para o Cerrado.
Wilson Vaz de Araújo é funcionário da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi cedido ao Ministério da Agricultura e, nas últimas duas décadas, foi responsável pela elaboração do Plano Agrícola e Pecuário do ministério.
já atuou como conselheiro em diversos órgãos, incluindo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel/FCO) e Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad).
O secretário também faz parte da Rede de Dirigentes de Política Agrícola da Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias do Conselho Agropecuário do Sul (CAS/Redpa).
Araújo considera como prioridade imediata o novo Plano Agrícola e Pecuário, previsto para lançamento até junho. “Já fizemos o levantamento das demandas junto a representações de produtores rurais, de insumos, de máquinas e equipamentos, de instituições financeiras, dos governos federal e estaduais e da Frente Parlamentar da Agropecuária, para receber sugestões e críticas”, disse.
“Já temos uma espinha dorsal, uma política agrícola consolidada, que vem sendo aperfeiçoada desde os anos 60, e o produtor sabe que o governo vai estar presente para apoiar o crédito à produção e investimentos em infraestrutura produtiva e à comercialização”, afirmou Araújo.
Neri Geller, que assumiu a secretaria em junho de 2016, também foi ministro da Agricultura e secretário de Política Agrícola em 2013. Sob seu comando, a subvenção ao seguro rural foi paga integralmente no orçamento anual de 2017, feito inédito.
Durante sua gestão, Geller criou o Programa de Construção de Armazéns (PCA) e o Programa de Inovação Tecnológica da Agropecuária (Inovagro). Disse analisar sua entrega com otimismo.
“Estamos satisfeitos porque nossa missão de dar suporte para a produção agropecuária brasileira avançar foi cumprida”, declarou. “E o setor continua tendo papel fundamental na retomada da economia e no desenvolvimento do país.”
Fonte: revistaoeste