A economista Marina Helena, pré-candidata do Partido Novo à Prefeitura de São Paulo (SP), anunciou neste sábado, 15, seu candidato a vice-prefeito. O companheiro de chapa de Marina será o coronel da Polícia Militar (PM) Reynaldo Priell Neto.
De 2019 a 2020, durante a gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), Priell Neto exerceu os cargos de chefe de gabinete e secretário-adjunto na pasta municipal de Segurança Pública.
“Ratifico aqui meu compromisso para a gente dar esse choque de ordem, gestão e liberdade”, disse o coronel da PM depois do anúncio, realizado durante o 8º Encontro Nacional do Novo.
Nas redes sociais, Marina Helena elogiou a trajetória do companheiro de chapa. “É uma honra para mim ter como vice um dos maiores especialistas brasileiros em inteligência policial e segurança pública”, escreveu a pré-candidata. “Sabemos que a maior preocupação [do paulistano] é o crime que domina a cidade.”
Reynaldo Priell Neto é coronel veterano da PM paulista e está na corporação desde 1987. É bacharel em Direito, mestre em Direito Contratual e doutor em ciências policiais.
Na PM, o agora pré-candidato a vice-prefeito na futura chapa encabeçada por Marina Helena já chefiou a divisão de processamento de dados e o departamento de tecnologia da informação. De 2015 a 2017, comandou a Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Durante o primeiro semestre, um dos nomes cotados para compor a chapa de Marina Helena era o da ex-deputada estadual Janaina Paschoal, que elogiou publicamente a pré-candidata do Novo. Segundo Janaina, a aliança de fato esteve em pauta, mas não foi adiante.
“Ser vice de Marina era uma possibilidade”, disse a ex-parlamentar, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. “Mantenho todos os elogios que fiz a ela e votarei nela no primeiro turno.”
, que compõe o grupo político ligado ao prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB). Ela já admitiu as chances de se candidatar a vereadora na capital paulista.
Priell Neto pode não ser o único coronel da PM concorrendo a vice-prefeito de São Paulo. O anúncio do coronel Ricardo Mello Araújo (PL) para a chapa de Nunes, que tentará a reeleição, está cada vez mais próximo.
Mello Araújo é o nome favorito para compor a chapa do prefeito como indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro — a menção a essa possibilidade foi . Ele é ex-comandante da Rota, a tropa de elite da PM paulista, e ex-diretor do Ceagesp durante a gestão de Bolsonaro no governo federal.
Na última sexta-feira, 14, Nunes recebeu Mello, Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para um almoço. Na saída do encontro, o prefeito afirmou que o nome do vice deve ser formalizado no início desta semana.
Revista , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste