A campanha de vacinação tem o objetivo de garantir a imunização dos animais, atuando na prevenção de casos de raiva entre cães e gatos, evitando também a transmissão da doença fatal aos seres humanos. “A vacinação anual é a medida de prevenção mais importante e eficaz contra a doença. Os tutores devem estar atentos e vacinar seus animais, pois a sua letalidade é de 100%”, disse a coordenadora de Vigilância de Zoonoses, Gislaila Ferreira.
Ainda de acordo com a coordenadora, está ação está sendo realizada de modo estratégico, devido ao caso de raiva bovina registrado no município. “Esperamos vacinar o máximo de cães e gatos. Diagnosticamos um caso isolado de raiva bovina em uma chácara próxima a esse bairros, e foi preciso realizar um bloqueio e um raio de 6km para evitar maior dano para a saúde pública”, explicou.
A vacina contra raiva é aplicada anualmente em cães e gatos a partir de três (03) meses de idade, que estejam em boas condições de saúde e que não tenham sido vermifugados nos últimos dez (10) dias.