Sophia @princesinhamt
Política

Lula minimiza assassinato de brasileiro pelo Hamas em declaração controversa

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva omitiu que o grupo terrorista Hamas foi o autor do assassinato de . O petista lamentou o “falecimento” do brasileiro em declaração à imprensa nesta segunda-, 3.

“No caso de Gaza, o Brasil continuará trabalhando para um cessar-fogo permanente, para que se permita a entrada de ajuda humanitária e pela libertação imediata de todos os reféns pelo Hamas”, disse Lula. “Foi com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do brasileiro Michel Nisenbaum. A violação cotidiana do humanitário é chocante e tem vitimado milhares de civis inocentes.”

YouTube video

Nisenbaum tinha 59 anos quando foi sequestrado pelo grupo terrorista Hamas no ataque a Israel, no dia 7 de outubro de 2023. Inicialmente, ele tentou escapar e conseguiu ligar para a polícia, mas acabou capturado enquanto tentava localizar a família.

O corpo de Michel Nisenbaum foi encontrado apenas no dia 24 de maio deste ano — mais de sete meses depois —, em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza.

O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé criticou a fala do presidente Lula no Twitter/X. Ele acredita que a proximidade ideológica entre o Hamas e o Partido dos Trabalhadores () tenha motivado a omissão do presidente da República.

“Lula, o antissemita , chama de ‘falecimento’ o assassinato de um brasileiro pelo Hamas”, disse Pondé. “E por quê? Porque o Hamas é parceiro ideológico e espiritual do PT. Mais um ‘presente’ para os judeus idiotas que votam no PT.”

Brasileiro Michel Nisembaum foi assassinado pelo Hamas na Faixa de Gaza
Michel Nisembaum Com As Duas Filhas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Filha e irmã de Nisembaum, Hen Mahluf e Mary Shohat, respectivamente, dedicaram meses à busca por informações sobre o pai e irmão. Em dezembro, as duas viajaram ao Brasil para promover uma campanha pela libertação dos reféns e se encontraram com Lula.

O presidente discutiu o caso com o do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani, que medeia diálogos entre Israel e o Hamas. Porém, a conversa não gerou resultados efetivos. A família cobrou o governo brasileiro, que não respondeu mais aos pedidos.

Em 13 de maio, Ayala Harel, sobrinha de Nisembaum, disse, ao site Poder360, que estava frustrada com a falta de informações por parte do governo brasileiro. Segundo ela, Lula esqueceu-se de seu tio.

“Minha mãe e a filha dele foram ao Brasil em dezembro para encontrar Lula, que prometeu fazer de tudo ao seu alcance para trazê-lo de volta”, disse Ayala. “E, obviamente, ele ainda não está aqui. Não temos nenhuma informação sobre Michel. Tenho certeza que Lula tem contatos para saber algo. É muito difícil.”

Nascido em (RJ), Michel Nisenbaum vivia em Sderot, a cerca de 1 km da Faixa de Gaza. O brasileiro, que possuía cidadania israelense, morava no país desde os 12 anos e trabalhava na área de tecnologia da informação. Ele deixou duas filhas e cinco netos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.