O senador Rogério Marinho (PL-RN) criticou o , em razão do aumento no número de casos de dengue no país. O parlamentar publicou no Twitter/X, nesta segunda-feira, 3, uma reportagem da revista Veja sobre a doença. “Já pode chamar de genocida?”, perguntou, ao comentar o assunto.
A matéria, também publicada nesta segunda-feira, leva o título “Brasil lidera ranking mundial de casos de dengue, segundo painel da Organização Mundial da Saúde (OMS)”. Marinho também indaga os seus seguidores se pode chamar o presidente de “incompetente”.
O Brasil já acumula cerca de 5,4 milhões de casos prováveis. Desses, 3,6 milhões foram confirmados. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na sexta-feira 31. O país tem 3,2 mil mortes por dengue.
Neste ano, o Brasil registra o maior surto de dengue na série histórica, que começou há 24 anos. A situação colocou o país no topo do ranking global da doença, elaborado pela OMS.
De acordo com o painel da organização, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil tem 6,2 milhões de casos, contra 420 mil da Argentina, que é a segunda colocada. O país é seguido pelo Paraguai, que tem 257 mil casos. As informações foram atualizadas em 27 de maio.
O relatório considera que o vírus está em circulação ativa em 90 países e soma 7,6 milhões de casos em todo o mundo. Dessa forma, o Brasil tem mais casos que a soma todos os outros países. A OMS informou que o número de casos de dengue tem escalado nos últimos cinco anos.
A América Latina é a região do mundo que tem puxado o número de casos para o alto. O índice de episódios da doença subiu três vezes nos quatro primeiros meses deste ano, comparado ao mesmo período no ano anterior.
Fonte: revistaoeste