Sophia @princesinhamt
Política

Deputados do PT criticam tratamento recebido do governo de Lula

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) reclamaram, em um grupo de , do tratamento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta-feira, 29.

Os parlamentares do PT disseram que a administração federal dá mais atenção ao centrão, mesmo que este grupo imponha derrotas ao governo no Congresso. A ala tem controle de 11 dos 38 ministérios.

“Será que o massacre ontem vai fazer o governo começar a montar um time de apoio?”, perguntou um deputado, cujo nome não foi divulgado. “Ou seguirá com a regra de tratar mal quem vota a favor e tratar bem quem vota contra?”

A frustração dos petistas foi expressa em mensagens a que o Estadão teve acesso. “Nunca vi um governo tratar melhor quem vota contra o governo”, disse um parlarmentar. “Nem na época da Dilma aconteceu isto.”

A insatisfação se intensificou depois de a Câmara manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro que barrou a criação do crime de divulgação de fake news em período eleitoral.

As derrotas nas votações aumentaram a crise interna no PT. Parlamentares temem que a instabilidade política que levou ao de Dilma Rousseff, em 2016, possa se repetir.

“As derrotas de ontem não acendem só um alerta na Câmara”, escreveu um , depois de sessão do Congresso Nacional. “Transbordam para a , com um número grande de greves e paralisações no serviço público. O clima de insatisfação contamina a sociedade. Vivemos isso em 2014. É a história se repetindo? Com a extrema direita organizada? É preciso enfrentar enquanto é possível. A questão não é econômica. É política.”

A derrubada do veto do presidente Lula à saída temporária de presos, a “saidinha”, era considerada uma questão de honra para o PT. O governo tentou mobilizar ministros, incluindo Ricardo Lewandowski (Justiça) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), para impedir a derrubada. Contudo, o esforço não teve sucesso.

Deputados também expressaram preocupação com o impacto das derrotas nas eleições municipais deste ano. “Estou vendo uma base falsa, sem nenhuma centralização dos líderes e ministros”, escreveu um parlamentar. “Vamos perder feio nas eleições municipais se não mudarem a estratégia.”

Houve um apelo para que Lula ouça as queixas dos deputados. “Lula tem de ouvir a bancada ou pediremos uma audiência na tribuna”, disse um deputado. “Se ficarmos quietinhos não seremos ouvidos, até porque tem um bando de puxa-saco que dificulta a nossa aproximação. Falo enquanto bancada.”

A mensagem incluiu uma sugestão: “Governo precisa seguir o que diz a Bíblia: ‘Toda árvore que não dá bons frutos, corta-se e lança no fogo’.”

Depois da sessão do Congresso, integrantes do PT culparam o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), pela derrota e pela desarticulação. O parlamentar, no entanto, não pretende assumir toda a responsabilidade.

As queixas dos parlamentares vêm desde o início do governo. Em setembro, áudios revelaram que deputados da base agrária do PT criticaram o ministro das Relações Institucionais por seu excessivo. Eles também mencionaram que o ministro da , Rui Costa, não os atende, enquanto o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, “tem de ter mais humildade”. Todos são petistas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.