Sophia @princesinhamt
Política

Governo Lula retira embaixador de Israel: decisão recente e impactante

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) removeu o embaixador brasileiro em Israel e o transferiu para Genebra, na Suíça. Frederico Meyer foi nomeado Representante Especial do Brasil na Conferência Especial do Desarmamento, órgão na Organização das Nações Unidas (ONU), sediado em Genebra. A nomeação foi publicada no desta quarta-feira, 29.

+

Meyer havia retornado a Israel na 24, depois de quase três meses fora do país. Em fevereiro, o embaixador foi chamado pelo chanceler israelense, Israel Katz, ao Museu do Holocausto para ouvir queixas públicas sobre uma fala de Lula em que o presidente comparou as ações de Israel contra Gaza às de Hitler contra os judeus.

Na ocasião, que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”.

“Eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente, e qual é o tamanho do coração solidário dessa gente, que não veem que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio. Não é uma guerra entre soldados e soldados, é uma guerra entre um Exército altamente preparado e e crianças. É preciso parar de ser pequeno quando a gente precisa ser , o que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus. Então não é possível que a gente possa colocar um tema ão pequeno, sabe, você deixar de ter ajuda humanitária, quem vai ajudar a reconstruir aquelas casas que foram destruídas? Quem vai retribuir a vida de mais de 30 mil pessoas que já morreram, 70 mil estão feridos, quem vai devolver a vida das crianças que morreram? Sem saber por que estavam morrendo. Isso é pouco para mexer com o senso humanitário dos dirigentes políticos do planeta?”

No local, Meyer também ouviu que o presidente brasileiro era uma persona non grata no país. O governo brasileiro entendeu como “inaceitável” o comportamento de Katz.

Segundo o jornal O Globo, em princípio, a em Tel-Aviv passa a ser chefiada pelo ministro-conselheiro e encarregado de negócios Fábio Farias. Ele é diplomata, mas de nível inferior ao de um embaixador. Dessa forma, o governo brasileiro quer passar uma mensagem de que rebaixou suas relações com Israel.

Na semana passada, Celso Amorim, assessor especial de Lula para assuntos internacionais, . 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.