Ex-deputada estadual, Luciana Gurgel foi nomeada em 3 de agosto de 2023 como “assistente parlamentar pleno” no gabinete do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Ela, contudo, aparece nas redes sociais, em horário de trabalho, como influenciadora. As informações são do .
O cargo de Luciana é comissionado e deve ser exercido no gabinete do senador em Brasília, segundo a nomeação. Na página de Randolfe no Senado, aparece que existem 32 pessoas no gabinete da Capital Federal, incluindo Luciana, e outros 48 funcionários comissionados no escritório de apoio no Amapá.
O cargo da assistente do líder do governo inclui o acompanhamento das sessões do plenário do Senado, com remuneração bruta de R$ 17.843,44. Com os descontos, passa a ser R$ 13.173,58.
“XI – de Assistente Parlamentar Pleno, símbolo AP-11, ao qual compete desempenhar as atividades de gestão administrativa especializadas em compilação de informações e relações públicas, apoio direto em plenário ou comissões e outras atividades correlatas determinadas pelo titular do gabinete”, informa um trecho do regulamento administrativo do Senado.
Em resposta, Randolfe disse que Luciana trabalha em seu escritório de apoio em Macapá, e que ela seria responsável por coordenar atividades que mobilizam lideranças políticas do Estado, além de auxiliar na organização de eventos do gabinete, acompanhamento técnico de emendas parlamentares e projetos.
Já o Senado informou que é permitido aos parlamentares alocar servidores em escritórios de apoio, dependendo da “necessidade do titular”. Não existe controle sobre os horários e dias trabalhados por Luciana, pois ela está em um regime de trabalho que desobriga o registro de presença eletrônica.
Coordenador do gabinete no Amapá, Charles Chelala informou que Luciana trabalha em média 44 horas semanais em horário comercial, sendo das 9h às 13 e das 14h30 às 17h30. Além disso, que a jornada dela é “flexível”, pois é mais extensa quando Randolfe está no Estado.
O coordenador informou ainda que a assistente teria uma reunião, na terça-feira 21, com o secretário de Planejamento do Amapá, Lucas Abrahão. Contudo, a assessoria dele negou.
No Instagram, Luciana mostra sua rotina aos quase 30 mil seguidores, o que inclui treinos na academia, cuidados com os cabelos, drenagem e presença em eventos de moda. As atividades coincidem com os horários em que a assistente deveria estar trabalhando.
Ao ser questionado sobre os horários em que Luciana esteve no escritório na semana passada, o coordenador disse que não estava no local na segunda e na terça-feira, mas que encontrou ela na manhã e na tarde da quarta-feira 23. Depois, no entanto, recuou e disse não ter certeza sobre a jornada dela no período da tarde.
Luciana foi deputada estadual por duas vezes, terminando o mandato em 2022. Conforme Randolfe, ela faz campanha para ele desde 2010. “Me apoiou desde a minha primeira eleição”, explicou. “Já foi deputada estadual, é uma liderança política e tem me apoiado em todas as minhas campanhas.”
Fonte: revistaoeste