O encontro é realizado todos os anos em diferentes estados pelo Codise e, neste ano, Mato Grosso foi o escolhido para sediar o evento e apresentar o desenvolvimento do seu trabalho na Rede Estadual de Ensino.
Alan Porto apresentou as 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 anos, que objetiva colocar a Rede Estadual de Ensino entre as mais bem avaliadas no país até 2032. Para ele, foi uma honra receber presidentes de conselhos e representantes de todo o país para conhecer o que a Seduc tem feito desde 2019.
“A educação é o que garante o desenvolvimento em todos os sentidos, sobretudo para que crianças e adolescentes concretizem os seus sonhos de vida, e essa é uma história construída com apoio dos servidores da educação, poderes constituídos, a parceria com os municípios e iniciativa privada, entre outros importantes atores”, disse o secretário.
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti Filho, também enalteceu sistema de educação pública em Mato Grosso, mostrando a sua importância e evolução.
“Tudo que passamos no período pós-pandemia, o que está se investindo, o que Mato Grosso está trabalhando na sua educação básica, está dando resultados importantes”, analisou.
O presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, Ricardo Tonassi, contou que participa do encontro todos os anos e sempre leva na bagagem as boas práticas de diferentes estados. “Acho fundamental a gente conversar sobre educação e Mato Grosso tem muito a contribuir. Viemos para debater e também para ouvir e levar tudo de bom que foi apresentado aqui”, afirmou.
“Esse debate de como está acontecendo a implementação do Novo Ensino Médio, o Plano Nacional de Educação, entre outros temas, e a troca de experiência é muito importante”, acrescentou o presidente do Conselho de Educação de Educação do Distrito Federal, Álvaro Moreira Domingues Júnior.
O evento segue nesta sexta-feira (24), com a participação de presidentes de conselhos estaduais de educação de todos os estados.
Fonte: odocumento