📝RESUMO DA MATÉRIA
- A natureza está cheia de poderosos agentes curativos que podem acalmar e proteger a sua pele sem qualquer dano
- Comer um abacate todos os dias durante oito semanas pode melhorar a elasticidade e firmeza da pele facial em mulheres
- A calêndula melhora a hidratação e firmeza da pele, ajuda a cicatrizar feridas e também oferece outras propriedades restauradoras da pele
- A aplicação tópica de óleo de coco beneficia a pele de várias maneiras, incluindo a redução do aspecto de rugas e linhas finas, pois o óleo mantém os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis
- Banhos de aveia coloidal também são usados para acalmar a pele inflamada e com coceira
🩺Por Dr. Mercola
Como o maior órgão do corpo, a pele fornece uma barreira importante contra patógenos, produtos químicos e lesões. A pele seca, porém, é muito comum e pode causar aspereza, descamação, rachaduras e sangramento. Essas fissuras na pele não são apenas desconfortáveis, mas podem aumentar o risco de infecção.
A pele seca, também conhecida como xerodermia ou, no caso de pele muito seca, xerose, é mais comum se você mora em um clima frio e seco ou trabalha ao ar livre. Pessoas que lavam as mãos com frequência também correm risco. A idade, sobretudo aos 65 anos ou mais, e problemas de saúde subjacentes, como alergias e eczema, também aumentam a probabilidade de sofrer de pele seca.
Hidratantes tópicos e, em casos graves, cremes esteróides tópicos são recomendados com frequência para o tratamento da pele seca na medicina convencional. Mas o petrolato, um ingrediente comum em hidratantes para a pele, pode estar contaminado com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) causadores de câncer quando não são refinados de forma adequada.
Os cremes esteróides, também conhecidos como corticosteróides, também apresentam risco de efeitos colaterais, incluindo afinamento da pele, deixando-a vulnerável a danos. Por sorte, a natureza está repleta de poderosos agentes curativos que podem acalmar e proteger a pele sem causar nenhum dano.
4 agentes curativos da natureza para pele
Procurando maneiras naturais de hidratar e curar sua pele? Esses quatro ingredientes fornecem uma solução simples.
1.Abacate – Abacates são uma fonte de nutrição. Ricos em gordura monoinsaturada, fibras, magnésio, potássio, vitaminas B, vitamina K, vitamina E e carotenóides, eles fornecem um suporte completo à saúde geral. O perfil nutricional do abacate não só ajuda na saciedade e no controle de peso, mas também contém avocatina B, uma molécula única com propriedades potenciais de combate ao câncer.
Em termos de pele, as gorduras monoinsaturadas, os carotenóides e os compostos fenólicos do abacate são benéficos. Pesquisas anteriores mostraram que o consumo de carotenóides melhora o envelhecimento da pele. Os carotenóides podem atuar estimulando as células da pele a produzirem mais colágeno e elastina, ao mesmo tempo que reduzem a inflamação e protegem contra os danos causados pelo sol.
Enquanto isso, um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology revelou que comer um abacate por dia durante oito semanas pode aumentar a elasticidade e a firmeza da pele facial em mulheres. A autora do estudo, Dra. Zhaoping Li, chefe da divisão de nutrição clínica da UCLA, disse em um comunicado à imprensa:
“Este estudo mostrou com mais precisão que se você deseja que sua pele seja jovem e vibrante, a melhor abordagem não é apenas usar produtos tópicos, mas melhorar toda a sua dieta. Quando você cuida de todo o seu corpo com uma nutrição adequada, sua pele vai refletir isso …
O que aprendemos com este estudo é que o abacate é uma fruta única. Ele tem muitas fibras, ácidos graxos monoinsaturados e fitonutrientes, e tem um impacto em muitos, senão em todos, os sistemas de órgãos do nosso corpo”.
Dito isto, a aplicação tópica de creme à base de óleo de abacate e açafrão também pode beneficiar a sua pele. Em um estudo, 20 pessoas saudáveis usaram o creme todos os dias durante 12 semanas. Os pesquisadores examinaram a pele dos participantes no início do estudo, após seis semanas e de novo após 12 semanas, avaliando a profundidade das rugas e a espessura e elasticidade da pele.
A maioria dos participantes teve melhorias nas rugas após usar o creme por seis ou 12 semanas. As dobras próximas ao nariz ficaram menores e a pele ficou mais elástica após 12 semanas de uso do creme.
A pele dos participantes também permaneceu hidratada. Para um remédio caseiro, você pode amassar uma pequena quantidade de abacate e aplicá-la na pele. Deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar. Embora sejam necessárias mais pesquisas, o abacate também pode ser útil para outras doenças da pele além do ressecamento, incluindo psoríase, eczema e pé de atleta.
2.Calêndula — A calêndula, às vezes chamada de maravilha, possui níveis significativos de antioxidantes flavonóides, proporcionando proteção contra os radicais livres. Além disso, ela possui propriedades antimicrobianas, antivirais e anti-inflamatórias. O Ministério da Saúde do Brasil também aprovou a calêndula como erva medicinal.
Ao longo da história, a calêndula tem sido usada para curar feridas, aliviar cólicas menstruais, tratar dores de estômago e melhorar a hidratação e firmeza da pele. Também é conhecida por suas propriedades restauradoras da pele. De acordo com o Monte Sinai:
“Foi demonstrado que a calêndula ajuda a curar feridas mais rápido, talvez por aumentar o fluxo sanguíneo e o oxigênio na área afetada, o que ajuda o corpo a gerar novos tecidos. Ela também é utilizada para melhorar a hidratação e firmeza da pele.
As pétalas secas da planta calêndula são usadas em tinturas, pomadas e lavagens para tratar queimaduras, hematomas e cortes, bem como as pequenas infecções que causam. A calêndula também demonstrou ajudar a prevenir dermatite ou inflamação da pele em pessoas com câncer de mama durante a radioterapia”.
Além disso, conforme observado em uma revisão publicada na Life (Basel), os extratos de calêndula têm uma série de ações farmacológicas, incluindo a redução da inflamação, o combate a bactérias e fungos e o fortalecimento do sistema imunológico.
A planta contém vários compostos benéficos como terpenóides, flavonóides, carotenóides, cumarinas, quinonas, óleos voláteis, aminoácidos e lipídios, que contribuem para as suas propriedades curativas. Estudos mostraram que, quando aplicado em feridas em ratos, o extrato de calêndula ajudou as feridas a fecharem mais rápido e aumentou os níveis de certas substâncias envolvidas na cicatrização de feridas.
Além disso, o uso de pomada de calêndula pode acelerar bastante a cicatrização de feridas após uma cesariana. Uma pesquisa publicada no International Journal of Molecular Sciences destacou de forma semelhante o potencial do extrato de calêndula para cicatrização de feridas. O estudo descobriu que um tipo especial de gel chamado hidrogel de poliacrilamida, quando combinado com extrato de calêndula, ajudava os tecidos a crescerem de novo e acelerava o processo de cicatrização.
Ele também ajudou o corpo a produzir mais substâncias que ajudam na cicatrização de feridas e reduzir a produção daquelas que causam inflamação. O gel também aumentou o número de fibras de colágeno na pele. O colágeno é uma proteína que ajuda a manter a pele forte e elástica, e as fibras de colágeno são importantes para a cicatrização de feridas.
Os pesquisadores notaram que usar mais calêndula no gel poderia melhorar ainda mais a cicatrização de feridas devido às propriedades anti-inflamatórias da calêndula. Como um remédio caseiro, as preparações de calêndula podem ser aplicadas na pele até quatro vezes ao dia para problemas de pele leves.
3.Óleo de coco – A aplicação tópica de óleo de coco beneficia a pele de várias maneiras, inclusive reduzindo o aspecto de rugas e linhas finas, pois o óleo mantém os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis. Evidências limitadas também sugerem que ele pode aumentar a produção de colágeno, embora o mecanismo de ação seja desconhecido.
“As pessoas nos países tropicais têm utilizado o óleo de coco como um hidratante tradicional de forma eficaz por séculos”, escreveram os pesquisadores no The Pharma Innovation, acrescentando que uma loção corporal com base de óleo de coco virgem é o ideal.
Os ácidos graxos de cadeia média no óleo de coco, em especial o ácido láurico, têm poderosas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Os cientistas explicaram que esses, e outros compostos fenólicos e antioxidantes, atuam em conjunto quando aplicados topicamente, melhorando a saúde da pele através de:
- Aumento na homeostase da barreira cutânea
- Atividades antioxidantes
- Propriedades anti-inflamatórias
- Propriedades antimicrobianas
- Suporte na cicatrização de feridas
Em um estudo, após usar loção hidratante contendo óleo de coco virgem por 28 dias, a hidratação da pele aumentou 24,8%, enquanto a elasticidade da pele aumentou 2,6%. Além disso, o óleo de coco é útil para reparar a barreira cutânea e o envelhecimento da pele, e descobriu-se que ele melhora a hidratação da pele e aumenta os níveis lipídicos da superfície da pele em pessoas com xerose.
Um estudo realizado em crianças com dermatite atópica também destacou a eficácia do óleo de coco. Em comparação com o óleo mineral, aqueles tratados com óleo de coco virgem durante oito semanas tiveram melhorias significativas na gravidade da dermatite e melhor perda de água transepidérmica, ou PAT, uma medida da quantidade de água perdida através da pele.
No grupo do óleo de coco, 47% das crianças tiveram melhora moderada, enquanto 46% apresentaram melhora excelente. Outro estudo analisou os efeitos do óleo de coco cultivado derivado do óleo de coco virgem na pele humana. O óleo de coco cultivado aumentou a expressão de colágeno e hialuronano sintase-3, que são importantes para manter a elasticidade e a hidratação da pele.
A barreira cutânea também foi reforçada enquanto a inflamação causada pela radiação ultravioleta foi reduzida. Os pesquisadores atribuíram os efeitos benéficos para a pele aos altos níveis de polifenóis e componentes de ácidos graxos no extrato de coco cultivado. Para usar óleo de coco, basta massagear uma pequena quantidade na pele.
4.Aveia – A aveia tem uma longa história de uso como tratamento tópico para doenças de pele. Banhos de aveia coloidal, em particular, são usados para acalmar a pele inflamada e com coceira devido à xerose.
Além dos ácidos fenólicos e dos tocoferóis, a aveia contém avenantramidas, que têm efeitos anti-inflamatórios, anticoceira e anti-irritantes, e ajudam a prevenir doenças relacionadas ao estresse oxidativo. Além disso, os pesquisadores observaram na revista Oxidative Medicine and Cellular Longevity que:
“Entre os constituintes da aveia, as avenantramidas são conhecidas por suprimir a liberação de histamina em doses muito baixas, ajudando a aumentar a firmeza da pele, reduzir rugas e restaurar a barreira natural da pele. Foi demonstrado que as avenantramidas da aveia representam o principal grupo de antioxidantes polifenólicos ativos responsáveis pelas propriedades anti-inflamatórias, anti-eritema (antivermelhidão), antipruriginosas (anticoceira) e antihistamínicas da aveia.
Vários estudos demonstraram com consistência os seus benefícios na redução do eczema e de outras doenças inflamatórias da pele. Outro benefício das avenantramidas da aveia para a saúde e o antienvelhecimento é a sua atividade antigenotóxica, que pode proteger o DNA das células epidérmicas contra agressões ambientais, incluindo a radiação UV.
Para tomar um banho de aveia para aliviar a coceira na pele seca, moa uma xícara de aveia até formar um pó fino e despeje em uma banheira com água morna.
A pele saudável vem de dentro para fora
Embora as opções naturais possam acalmar e aliviar a pele seca, um estilo de vida saudável é essencial para manter a saúde da pele. O consumo de alimentos ricos em polifenóis, por exemplo, pode trazer vários benefícios à saúde, incluindo a proteção da pele.
Além de comer alimentos integrais, o sono adequado é importante. A pesquisa demonstrou que a qualidade inadequada do sono pode acelerar o envelhecimento intrínseco e prejudicar a capacidade da pele de se recuperar de fatores de estresse externos, tais como a exposição prolongada à radiação UV.
A gordura ômega-3 também é importante para uma pele saudável. Se sua pele é áspera, seca e enrugada, você precisa de mais ômega-3, pois ajuda a regular a produção de óleo na pele, equilibrar a hidratação, reduzir a inflamação e minimizar os efeitos dos danos causados pelo sol e envelhecimento em geral.
A astaxantina é outra estrela para a pele. É um antioxidante carotenóide derivado da microalga Haematococcus. As algas produzem astaxantina como um mecanismo de proteção para se protegerem dos raios UVs agressivos e outros estressores ambientais.
Conforme relatado pelo Liver Doctor, a pesquisa publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, mostrou que 16 semanas de suplementação de astaxantina protegeu contra rugas e perda de umidade da pele, além de ter melhorado elasticidade mesma. Um suplemento de óleo de krill fornecerá astaxantina e ômega-3.
Fonte: mercola