Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Picape BYD Shark híbrida desafia a icônica Toyota Hilux a diesel: qual será o melhor?

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Está marcada para setembro a chegada da híbrida BYD Shark. Será uma ruptura no mercado de picapes médias que conhecemos, repleto de caminhonetes a diesel. Então será que o motor a gasolina e dois elétricos serão capazes de encarar a líder de Toyota Hilux?

> Fique por dentro de todas as notícias em nosso grupo do WhatsApp

Primeiro de tudo, seria bom saber o preço com que a BYD vai vender sua picape aqui no Brasil. É difícil projetar um número, mas a marca prometeu que ela será competitiva. Em uma conversão direta com os preços anunciados no México, seria algo em torno de R$ 274 mil a R$ 295 mil. Ao mesmo tempo, a Toyota oferece a Hilux entre R$ 242.590 e R$ 334.890 em suas versões tradicionais. Tem ainda a GR-Sport, mais potente, por R$ 372.890.

Mas vamos comparar o que já sabemos da picape híbrida. Temos em mãos a potência, o desempenho e o consumo da caminhonete, que são empolgantes. Não tanto quanto a capacidade de carga, baixo devido ao peso elevado da Shark por causa da . Então antes de decidir se espera até setembro ou fecha em uma tradicional Hilux, vamos aos fatos.

BYD Shark
BYD Shark
Imagem: Divulgação

Motorização

A Shark vem com um motor 1.5 turbo de 192 cv, combinado a outros dois elétricos: um dianteiro de 228 cv e 31,6 kgfm e outro traseiro, de 201 cv e 34,7 kgfm. Desta forma, a potência total é de 430 cv. O torque combinado ainda não foi revelado.

A Hilux tem sempre o 2.8 turbodiesel, mas em duas versões: as regulares entregam 204 cv e 50,9 kgfm, enquanto a esportiva GR-Sport tem 224 cv e 55 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.

A tração 4×4 da Shark funciona com os motores elétricos funcionando individualmente em cada eixo. O controle é feito automaticamente ou com o motorista escolhendo os modos eco, lama, areia ou neve.

Já na Hilux é o sistema já conhecido, com reduzida e bloqueio do diferencial. O desempenho fora do asfalto da Toyota já é reconhecidamente bom. Falta saber como a Shark vai se sair nos primeiros testes.

Toyota Hilux 2023
Toyota Hilux
Imagem: Divulgação

Consumo

Quando o motorista da BYD Shark está usando apenas o motor a gasolina, as marcas ficam em 13,3 km/l, segundo a marca. Porém, usando os motores elétricos no modo híbrido, o consumo vai para 65 km/l. Com bateria carregada e tanque de cheio, pode rodar até 840 km.

A Hilux tem médias de consumo de 10,1 km/l na cidade de 11,3 km/l na estrada nas versões com câmbio automático. Já na versão GR-Sport, que também é automática, os números caem para 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l em ciclo rodoviário. Levando em consideração a versão mais econômica, a pode chegar a 904 km com o tanque de 80 litros cheio de diesel.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

BYD Shark
BYD Shark
Imagem: Divulgação

Dimensões e capacidades

A Shark é maior que a Hilux em todas as medidas. No comprimento vence por 5,46 m a 5,32 m, 1,96 m a 1,85 m na largura e 1,89 m a 1,81 m na altura. A distância entre-eixos da BYD é bem maior, com 3,26 m contra os 3,08 m da rival feita na Argentina. Essa medida é diretamente responsável pelo espaço interno e aproveitamento da cabine.

O volume da caçamba da Shark em litros não foi revelado. Só que tem 1,52 m de comprimento, 1,50 m de largura e 51,7 cm de altura. O cálculo do volume precisaria levar em conta o espaço ocupado pelas caixas de roda. A caçamba da Hilux tem 1,57 m de comprimento, 1,65 m de largura e 48,1 cm de altura. O volume é de 1.580 litros.

Toyota Hilux 2023
Toyota Hilux
Imagem: Divulgação

O problema está na capacidade de carga. A Shark pode levar menos peso, 835 kg, enquanto a Hilux pode suportar 1.190 kg. A explicação para isso é que boa parte dessa capacidade é perdida pelo peso da própria picape. 

Com três motores e o conjunto de bateria, a caminhonete da BYD pesa 2.665 kg. Com a capacidade total, bate nos 3.500 kg, limite para poder ser dirigida com CNH (categoria nacional de habilitação) da categoria B. Já a Hilux pesa 2.140 kg em sua versão mais gordinha. O PBT (peso bruto total) dela, então, fica em 3.140 kg.

Além disso, a Toyota tem capacidade de rebocar uma tonelada a mais que a Shark. Donos de Hilux podem engatar cargas de até 3.500 kg no gancho traseiro de sua picape, enquanto os proprietários da BYD podem rebocar somente 2.500 kg.

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.