Sophia @princesinhamt
Política

Autoridades lamentam morte de Amália Barros e exaltam seu legado político

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – Autoridades políticas mato-grossenses e de outros estados lamentaram por meio das redes sociais a morte da deputada federal e vice-presidente do PL Mulher, Amália Barros, ocorrida na noite deste sábado (11), aos 39 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 1º de maio, para retirada de um nódulo no pâncreas.

O Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes prestaram condolências à família e aos amigos da parlamentar.  “Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do da deputada Amália Barros. Sua partida prematura deixa um vazio imensurável na política brasileira. Amália foi uma figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças. Seu compromisso e dedicação serão lembrados com respeito e admiração. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos nesse momento de luto”, lamentaram.

O filho do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também lamentou a perda da parlamentar de Mato Grosso. “Recebi com muita tristeza a notícia da morte precoce da deputada federal @amaliabarros. Que Deus conforte familiares e amigos”, escreveu.

A senadora Damares Alves (PL-DF), ex-ministra do governo de Jair Bolsonaro (PL), escreveu no Instagram: “Amália partiu! Que Deus a receba em seus braços”.

A presidente do Partido Liberal (PL) Mulher de Cuiabá, Samantha Iris, disse que a Amália foi uma “fonte de inspiração” e se solidarizou com amigos e familiares. “Amália, muito obrigada por ter sido inspiração. Por ter sido uma mulher que motivou e com certeza ainda irá motivar muitas outras mulheres, através da sua história. Que Deus conforte tantos corações que estão nesse momento sem entender a razão de uma partida tão precoce”, escreveu.

2024 word2

“Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços de nosso pai”, escreveu. A ex-primeira-dama do país Michelle Bolsonaro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou solidariedade aos familiares de Barros. “Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos’.

O senador Wellington Fagundes (PL) desejou forças ao marido e parentes da parlamentar. “Que Deus a receba em Sua infinita misericórdia e console o coração de toda a família nesse momento tão difícil. Meu amigo @thiagoboava e todos os familiares estou aqui para apoiá-los no que for necessário”, escreveu.

2024 word2

Já a vereadora por Cuiabá, MIchelly Alencar (União ) tratou a deputada como amiga pessoal e também lamentou sua morte. “Mesmo sem entender os planos de Deus, aceitamos a vontade dele, pois é sempre perfeita. Que o consolo do Espírito Santo venha sobre o coração de todos nós, principalmente para os familiares. Lembrarei de você sempre com muito carinho e admiração. Desfrute do seu lugar do seu lugar de origem ao lado do pai, um dia nós encontraremos novamente”.

“Você deixa um legado de superação, dedicação e comprometimento. Será sempre lembrada pela Lei Amália Barros e por representar com tanto orgulho, a população Mato-grossense e especialmente, aqueles que jamais foram vistos ou ouvidos”, disse a deputada estadual Janaina Riva (MDB)

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também externou pesar pelo falecimento de Amália. “Foi com profundo pesar que recebi a triste a notícia do falecimento da deputada. Sua partida prematura é uma perda significativa para Mato Grosso. Sua representatividade em causas tão importantes serão lembradas com admiração e gratidão. Que a sua memória inspire futuras gerações a seguir seus passos e a lutar por seus ideais que ela defendeu com tanto fervor. Minhas mais sinceras condolências à família e amigos. Que encontrem conforto na lembrança do legado deixado por ela”, expressou o secretário.

“Minhas condolências à família da @amaliabarros, que se tornou um grande exemplo de superação de barreiras e de dedicação e amor ao próximo. Que Deus a acolha na sua infinita misericórdia e conforte seus familiares e amigos. Deixará muitas saudades!”, escreveu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O Partido Liberal (PL) Mulher também se manifestou por meio de nota. “Amália demonstrou seu grande amor pela missão e pelas do PL Mulher e jamais mediu esforços para levar adiante o sonho do Partido e dela de incentivar e promover uma maior e mais efetiva participação feminina na Política”, disse.

2024 word2

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), disse que a Amália ficará marcada na história, principalmente por sua “dedicação exemplar em representar os mato-grossenses na Câmara Federal”. “Com grande tristeza, manifesto meu pesar pelo falecimento da nossa estimada deputada federal Amália Barros. Sua dedicação exemplar em representar os mato-grossenses na Câmara Federal ficará marcada em nossa história”.

2024 word2

“Que nosso Senhor Jesus possa amparar os corações dos amigos, familiares e colegas da parlamentar em um momento de tamanha tristeza”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a . Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.

Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos.

Ela estava internada desde o dia 1º de maio para a retirada de um nódulo no pâncreas. A deputada também passou por um procedimento de drenagem de vias biliares. O objetivo era retirar o líquido biliar acumulado em excesso no fígado.

Horas antes da morte de Amália, a assessoria da parlamentar disse que ela iria passar por uma nova cirurgia neste sábado. desta vez para tratar de complicações no fígado. Os locais de velório e sepultamento ainda não foram divulgados.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.