Quem vai ao Aeroporto Internacional de Campo Grande vê propagandas gigantes exibindo potencial turístico do Estado para o mundo todo. E o movimento de estrangeiros no local confirma que as belezas naturais continuam chamando atenção. Em uma das agências de viagens presentes no espaço, aproximadamente 30% dos clientes são de diferentes regiões do planeta.
Confira a reportagem completa da Morena FM📻:
O agente de viagens Otávio Rabelo conta que vem gente dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Espanha e Holanda também. “Principalmente agora no primeiro semestre cresceu bastante no começo do ano. É uma época que não costuma ter muita procura, mas esse ano teve”, diz.
A Ana Paula Ferreira trabalha no setor há mais de 20 anos, é gerente de uma empresa de transporte turístico na capital e está acostumada a atender em outros idiomas.
“Esse contato mesmo com a natureza, com esses passeios envolvendo as águas cristalinas, visualização de animais, de fauna, de flora, eles buscam muito isso mesmo”.
Ana Paula Ferreira, gerente de empresa de transporte turístico.
O Brasil teve o melhor mês de março em 35 anos quando se fala na entrada de turistas internacionais. Foram 740 mil, segundo uma pesquisa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Considerando o primeiro trimestre, são 2 milhões e meio.
Mato Grosso do Sul segue como um dos principais destinos turísticos do país. Segundo esse levantamento, no primeiro trimestre deste ano, foram quase 24 mil estrangeiros. É sétimo melhor desempenho entre os estados.
A Raiane dos Santos, que trabalha com artesanato, já sabe até os gostos desse perfil de consumidor. “Geralmente eles procuram artesanatos indígenas e também algo que tenha o nome Brasil. Eu fico feliz por minhas peças estarem na Inglaterra, na Europa. Os turistas vêm e compram daqui e vai para lá.”
O presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling, afirma que a participação em eventos internacionais ajuda a explicar o resultado. “Especialmente no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, com várias estratégias, mercados segmentados, apoio a novos produtos que tem sido lançados nesse mercado”.
A Associação Brasileira de Viagens estima que o número de turistas estrangeiros no estado nos primeiros meses de 2024 aumentou cerca de 40% em relação a anos anteriores.
Para o presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), João Evaristo, isso se deve principalmente ao fator de moeda.
“É barato para o turista estrangeiro vir para cá, e, ao mesmo tempo, a gente tem atrativos que são diferentes e únicos no mundo. O europeu, o americano, quando ele quer um destino que seja diferente de praia, aí Mato Grosso Sul, se desponta. O Brasil é visto lá fora, sempre como um país muito amigável, né, então o Mato Grosso do Sul é um local seguro para o turista vir, um local acolhedor, o nosso clima é muito favorável para o turista”.
João Evaristo, presidente da ABAV.
Fonte: primeirapagina