Você sabe para que serve o gergelim? Você gosta de pão com gergelim? Sabia que mato grosso é um dos estados que mais produzem essa semente? Garanto que você vai repensar suas respostas depois de saber mais sobre o potencial do gergelim.
As sementes de gergelim são ricas em magnésio, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Além disso, lignanas, vitamina E e outros antioxidantes nas sementes de gergelim podem ajudar a prevenir o acúmulo de placa nas artérias, potencialmente mantendo uma pressão arterial saudável.
Mato Grosso já é um dos maiores produtores deste tipo de grão no Brasil. Para esta safra, a perspectiva de colheita é cerca de 186,7 mil toneladas.
A área plantada atingiu 381,9 mil hectares, uma variação positiva de 105,9%, comparada ao ano anterior. Canarana (648 km de Cuiabá) é líder em produção.
O ciclo entre plantio e colheita do Sesamum Indicum (nome científico do gergelim) é de até 120 dias. A boa tolerância à falta de chuva faz do gergelim uma opção rentável no período da “safrinha” (logo depois da colheita da soja).
A produtividade da cultura também atrai produtores que, com manejo adequado, chegam a colher até 1,3 mil quilos por hectare.
Todo esse potencial vem chamando à atenção de produtores que decidiram investir no cultivo de variedades mais potentes como a K2.
Além disso, um projeto piloto, vem sendo desenvolvido com pequenos agricultores e o apoio da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).
Se a implantação do sistema der certo, a expectativa é de que até o próximo ano, Mato Grosso forneça o gergelim k2 para o mercado internacional.
Fonte: primeirapagina