O mercado brasileiro não é para amadores e tem se mostrado bem competitivo. Fazer sucesso diante em tantos modelos disponíveis em condições que não são muito favoráveis não é uma tarefa fácil. Dentro desse contexto, existem modelos que já estiveram nas primeiras posições no ranking de vendas e entraram em declínio.
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Entre os quais, podemos citar o Peugeot 208, evolução do 206 que teve boa aceitação no Brasil. Foi feito em Porto Real (RJ) e hoje em dia vem da Argentina e está prestes a receber mudanças. Há também o Renault Duster, que foi ficando muito simples diante de novos rivais e vai mudar de geração em 2025. Veja a seguir mais detalhes sobre esses e outros 4 modelos nessa linha.
1 – Citroën C3
No início, o modelo da Citroën era apenas um hatch compacto, com linhas arredondadas e com certo aspecto ousado por detalhes como o velocímetro com ponteiro que parecia ter saído de uma balança antiga usada em mercerias. Era vendido com motores 1.6 e 1.4 e teve até série limitada assinada por estilista famoso, o Ocimar Versolato.
Mas a primeira geração acabou não dando muito certo no Brasil. A nova mudou bastante, como um crossover, mas ainda não deslanchou nas vendas. No acumulado de janeiro a abril de 2024 teve apenas 6.567 unidades, atrás do BYD Song Plus (6.569). Vai ganhar motor 1.0 turboflex até o fim do primeiro semestre, o que pode dar um impulso ao modelo no mercado.
2 – Chevrolet S10
A picape da GM ganhou boa reputação no Brasil e chegou a travar disputas acirradas no mercado no topo da lista das mais vendidas do segmento. Mas o tempo passou e esse terreno dos modelos médios mudou com o avanço do agronegócio, o que exigiu um nível de sofisticação e conforto cada vez maiores.
Mas a Chevrolet acabou perdendo espaço no mercado de picapes médias porque não foi ágil o suficiente para atualizar a S10 no mesmo compasso das principais concorrentes. Na linha 2025, lançada no mês passado, o modelo ganhou uma série de mudanças que podem reduzir a distância para a líder desse mercado, a Toyota Hilux, que teve 15 mil unidades vendidas no primeiro quadrimestre, mais que o dobro da S10.
3 – Honda WR-V
Derivado do Fit, o WR-V da primeira leva vendia entre 10 e 15 mil unidades por ano, o que era bem menos que os SUVs compactos de quase uma década atrás, como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Renault Duster e companhia. Por isso, o modelo da Honda não durou muito, entre 2017 até janeiro de 2022.
Para o segundo semestre de 2025, o WR-V vai voltar bem diferente, mais espaçoso, sofisticado e eficiente, com o Toyota Yaris Cross e outros crossovers na mira, como o Renault Kardian. Também está previsto um conjunto híbrido flex para ajudá-lo a mudar sua imagem de modelo que teve poucas unidades vendidas no Brasil.
4 – Toyota Yaris Sedan
Afetado pela onde de SUVs, o sedã compacto teve apenas 6.235 unidades vendidas de janeiro a abril de 2024, mas issopode mudar se a Toyota decidiu vender a nova geração do modelo que usa a mesma base do SUV Yaris Cross, que vai ser fabricado em Sorocaba (SP) a partir de meados do ano que vem.
A nova geração do Yaris Sedan é um carro bem mais evoluído que o atual, o que o deixa no mesmo nível da atual Honda City, seu principal rival. Terá nova plaataforma com várias assistências ao motorista, além de alto nível de segurança e um conjunto mais econômico e eficiente que o oferecido hoje em dia.
5 – Peugeot 208
Depois do lançamento da atual geração, fabricada na Argentina, o hatch compacto teve uma melhora nas vendas, ainda mais com a chegada as versões 1.0 turboflex. Mas ainda não está no mesmo patamar dos principais concorrentes quando o assunto é volume no mercado. Teve 5.974 unidades vendidas de janeiro a abril, ante 39.697 do VW Polo e 26.853 do Chevrolet Onix, os dois primeiros colocados do segmento.
Até o fim do primeiro semestre o hatch compacto vai receber mais uma série de mudanças, o que deve dar mais apelo ao modelo que merece um lugar de mais destaque no ranking de vendas. A marca francesa trabalha para isso, o que evolve não apenas o produto, mas uma série de ações ligadas ao pós-venda.
6 – Renault Duster
Enquanto dos SUVs compactos não precisavam ser tão sofisticados o Duster brilhou entre os mais vendidos do segmento. Mas o carro foi perdendo apelo e hoje vende menos da metade dos líderes. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, ficou em 7.616 unidades, enquanto que o VW T-Cross tem 19.082 e o Hyundai Creta, 18.935, os dois mais vendidos do segmento.
Para o ano que vem, o Duster da nova geração chega ao Brasil para conviver pelo menos por um tempo que a atual, que recebeu algumas novidades. O novo SUV será um carro mais refinado, com versões turboflex e até um híbrido leve para ajudar a levar o modelo da marca francesa aos dias de glória.
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Fonte: autoo