Sophia @princesinhamt
Lifestyle

17 cidades pequenas em São Paulo que são cheias de história

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

São Paulo é um estado cheio de facetas e suas cidades formam um conglomerado cultural extraordinário.

Foi pensando nisso que reunimos tudo o que há de mais interessante em 17 pequenas cidades em São Paulo, até mesmo aquelas que fogem dos roteiros convencionais. 

Cada uma delas possui um aspecto turístico único e que proporciona lazer e aprendizado para seus visitantes. Se quer explorar essa vale a pena incluir algumas dessas cidades no seu próximo roteiro paulistano. 

A seguir, você pode conferir que cidades são essas e entender qual delas mais combina com o seu estilo de viagem. A maioria reúne aspectos históricos, culturais e naturais. Então, já se prepara porque vai ser aventura na certa! 

Interior de São Paulo: Lugares que você precisa conhecer! 

1 – Embu das Artes 

17 cidades pequenas em São Paulo que são cheias de história e cultura paulistana (Imagens: Unsplash)
17 Cidades Pequenas Em São Paulo Que São Cheias De História E Cultura Paulistana (Imagens: Unsplash)

A apenas 30km da capital paulista, Embu das Artes é um dos destinos turísticos mais bonitos da região. 

Como o nome já diz, lá é um polo artístico e cultural em constante movimento. Suas ruas estão sempre repletas de artesãos, ateliês, artistas e lojinhas para a venda de artesanato. 

E não podemos falar da cultura local sem citar a gastronomia. Os estabelecimentos costumam ficar lotados nos fins de semana e feriados. 

2 – Holambra 

Conhecida também como “cidade das flores”, Holambra é um marco cultural entre as pequenas cidades de São Paulo.  

Com um cenário que remete aos campos floridos da , construídos graças a influência holandesa na região, Holambra se tornou um verdadeiro cartão postal para os turistas que desbravam o interior paulista. 

Destaque para a arquitetura, tradições e gastronomia. 

3 – Itu 

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a cidade com objetos gigantes, não é? Toda a cultura de Itu é permeada com esse conceito. 

Ao caminhar por suas ruas você pode observar orelhões enormes, caixas eletrônicos descomunais e semáforos fora da proporção. 

Mas o turismo de lá não se resume a isso. Em Itu você também pode conhecer melhor a história sobre a origem da república no Brasil. 

4 – Campos do Jordão 

17 cidades pequenas em São Paulo que são cheias de história e cultura paulistana (Imagens: Unsplash)

Esse roteiro, mega romântico, não poderia ficar de fora da lista. Campos do Jordão é uma das cidades pequenas de São Paulo que oferecem uma experiência cultural imersiva. 

Em meio a Serra da Mantiqueira e com um cenário que remete as colônias alemãs, o destino é um dos mais procurados durante o inverno. Além do conceito cultural, os turistas também podem aproveitar as belezas naturais da região. 

5 – Brotas 

Pertencente ao circuito das águas, Brotas é um destino que unifica cultura e natureza. Local perfeito para quem tem esse perfil de viagem.  

Lá você pode apostar nas trilhas, arvorismo e cachoeiras, além de explorar as ruas históricas do centro. Apesar de pequena, a cidade possui uma boa infraestrutura para receber os visitantes. 

6 – Botucatu 

A cidade foi fundada em 1720 e seu nome remete a “bons ares”. Atualmente, ela continua fazendo jus ao nome, se mostrando como uma das melhores e mais radicais paradas turísticas do interior de São Paulo. 

O turismo rural é a principal atração por lá. Os viajantes aventureiros podem apostar nas trilhas, cachoeiras, trekking e muito mais. Destino perfeito para quem gosta de história e natureza! 

7 – Boituva 

Mesmo na lista de cidades pequenas em São Paulo, Boituva é imensa em atrações turísticas. Conhecida como capital do paraquedismo, ela reúne agências especializadas e que garantem a segurança total durante a prática. 

Além disso, Boituva é uma das únicas cidades brasileiras onde é possível passear de balão. Para tornar a experiência ainda melhor, recomendamos que você mote um grupo de pelo menos 4 pessoas. 

8 – Aparecida 

17 cidades pequenas em São Paulo que são cheias de história e cultura paulistana (Imagens: Unsplash)

Conhecida também como Aparecida do Norte, a região abriga a segunda maior basílica do mundo, dedicada à Nossa Senhora de Aparecida. 

O espaço é uma forte representação para a comunidade católica, mas também serve como atrativo turístico para quem deseja conhecer a magnitude da construção. 

e aperte o botão

Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário

9 – Águas de Lindóia 

Não dá para falar de cidades pequenas em São Paulo, sem enfatizar as belezas de Águas de Lindóia. A região faz parte do Circuito das Águas e é conhecida como uma das maiores estâncias hidrominerais do Brasil. 

A apenas 160 km da capital paulista, é possível desbravar sua arquitetura histórica e de quebra, se arriscar nos esportes radicais. Águas de Lindóia oferece diversão para todas as idades e infraestrutura turística completa. 

10 – Atibaia 

Considerada uma das melhores cidades de São Paulo, está a apenas 50 km da capital paulista. 

O clima de serra é ainda mais convidativo no inverso. Turistas aventureiros podem aproveitar o alto da famosa Pedra Grande para saltar de asa-delta.  

A maior movimentação cultural ocorre durante a Festa das Flores e do Morango. Se quer aproveitar uma dessas comemorações, é recomendado que reserve hospedagens com antecedência. Existem chances de a cidade ficar lotada. 

11 – Barra Bonita 

17 cidades pequenas em São Paulo que são cheias de história e cultura paulistana (Imagens: Unsplash)

A principal atração de Barra Bonita é o contato com uma face diferente do Rio Tietê. Ao contrário do cenário observado na capital paulista, é nessa pequena cidade do interior, onde o Rio se mostra mais preservado. 

É possível passear de barco, canoa e praticar pesca esportiva. Barra Bonita também é conhecida por abrigar a primeira esclusa do Brasil. 

12 – Cunha 

Cunha é mais uma das cidades pequenas em São Paulo que dão um show de história, cultura e beleza natural. Os turistas podem aproveitar para mergulhar um pouco no passado e descobrir alguns fatos sobre o “Caminho do Ouro”. 

13 – Paranapiacaba 

Essa é uma cidade para quem tem gostos peculiares. O clima pitoresco e apimentado por lendas urbanas, faz da Vila de Paranapiacaba ser um dos destinos turísticos mais procurados de São Paulo. 

Além do clima diferenciado e do nevoeiro que costuma encobrir a vila, os turistas podem conhecer um pouco mais da história local.  

Tudo começou com a concessão da estrada de ferro que ligava Santos a Jundiaí, mas para saber o resto da história você precisa ir até lá! 

14 – São Roque 

Seguindo com a nossa lista, está São Roque. A acolhedora cidade fica a apenas alguns quilômetros de São Paulo e carrega como principal atração turística o Ski Mountain Park e os estabelecimentos voltados para o vinho. 

15 – Serra Negra 

17 cidades pequenas em São Paulo que são cheias de história e cultura paulistana (Imagens: Unsplash)

Também pertencente ao Circuito das águas, Serra Negra é um destino romântico e que sempre está no radar dos casais. 

Com uma gastronomia rica, pessoas acolhedoras e belezas naturais incalculáveis, fica difícil não se apaixonar pelo destino! 

Uma boa ideia é conhecer o teleférico da cidade. 

16 – Barretos 

Conhecida como a terra dos rodeios, Barretos comove os turistas com uma cultura voltada ao estilo country. 

17 – Mococa 

Mococa é uma das cidades pequenas em São Paulo que preservam seus traços arquitetônicos mesmo após décadas. Ela está na lista das paradas pouco convencionais, mas merece uma visita. 

O destino também está no radar de quem pratica o turismo religioso. As igrejas locais são realmente um espetáculo à parte. 

2024 word3

Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.