Sophia @princesinhamt
Política

MST protesta na sede do Incra em Alagoas contra nomeação de aliado de Arthur Lira

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) invadiram, nesta segunda-feira, 29, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em protesto contra a Junior é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O movimento informou que não vai aceitar a nova indicação para o cargo. Além disso, sinalizou que dará início a uma “ampla agenda de luta que paute a nomeação de um superintendente que esteja alinhado aos desafios e expectativas da pauta agrária no Estado”.

A ação do MST Em nota, o movimento informou que “repudia” a nomeação de Junior, pois “representa a continuidade da gestão com traços do bolsonarismo, herdado pela condução de César Lira desde o governo Temer”.

Antes de chegar ao comando do Incra, o aliado de Lira era diretor-presidente da Naturagro, entidade que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária.

Segundo o MST, foi costurado um acordo com o para que o servidor José Ubiratan fosse nomeado como superintendente, e não Junior. Conforme o movimento, Ubiratan possui “dezenas de apoiadores e apoiadoras em todo o país”.

A demissão do primo de Lira ocorreu neste mês para atender aos apelos do MST, que pedia a saída dele desde 2023. Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o MST pede a nomeação de superintendentes alinhados ao movimento.

A , o Incra disse que a invasão “não interferiu no expediente normal do órgão, tampouco no atendimento ao público”. Procurada, a equipe de Lira informou que ele não vai se manifestar sobre o assunto. O Ministério do Desenvolvimento Agrário também foi procurado, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

Atualizada em 29/04/2024, às 17h37

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.